SÃO JOSÉ
Compromissos reafirmados

O compromisso de priorizar a inauguração do quarto andar do Hospital São José de Joinville para o primeiro semestre deste ano e a conclusão do Complexo Ulysses Guimarães para o segundo semestre foi reforçado ontem pelo novo diretor do hospital, Armando Lorga, na cerimônia de posse.

Após receber comprimentos do ex-diretor Tomio Tomita, do prefeito Carlito Merss, e da secretária de Saúde, Antônia Grigol, Armando destacou os desafios que terá pela frente. “Tomio não conseguiu resolver todos os problemas. Talvez eu também não consiga. Se fosse fácil, alguém sentaria numa cadeira e resolveria, como num passe de mágica”, disse.

Armando se reuniu ainda ontem com o corpo clínico, enfermeiros, profissionais da área técnica e com representantes da construtora responsável pelas obras do complexo.

Como as possibilidades de desafogar a superlotação no hospital se concentram na garantia de novos leitos e na distribuição de pacientes, o novo diretor também mencionou a hipótese de contar com o Hospital Bethesda como retaguarda para o São José. “Ganharíamos muito com isso”, apontou.

GRIPE
Campanha nacional de vacinação começa amanhã

A campanha de vacinação contra a gripe em todo o País começa amanhã e será dirigida a idosos, crianças de seis meses a dois anos, grávidas, trabalhadores da saúde, indígenas e presos. A meta do governo é vacinar 24,1 milhões de pessoas, o que representa 80% dessa população. Amanhã será realizado o dia da mobilização nacional nos 65 mil postos que farão a imunização. A campanha vai até o dia 25 de maio. Crianças de seis meses a dois anos que nunca tomaram a vacina contra a gripe devem receber duas doses, com 30 dias de espaçamento entre a primeira e a segunda doses. O restante do público-alvo vai receber uma dose.

SINTONIA
Cotado para o cargo, Renato Castro (D) foi ontem cumprimentar Armando Lorga, empossado na direção do Hospital São José.

Transferência de PA
A Secretaria de Saúde de Joinville retomou as tentativas de transferir a pediatria do PA Norte (Costa e Silva) para o PA Leste (Aventureiro), onde a população infantil é maior. Além disso, o pessoal do Costa e Silva e região pode ser atendido pelo Hospital Infantil.

Clínicas
O Hospital Dona Helena ativou no novo anexo clínicas de neurologia e oncologia. Ainda na área do tratamento do câncer, o hospital de Joinville quer trazer o PET-Scan, para exames mais apurados sobre a doença; e o acelerador linear, equipamento hoje disponível em Joinville somente no São José. Mais clínicas estão previstas p ara o anexo, em ativação gradual.

VACINAÇÃO
Mutirão contra a gripe começa amanhã no país

A campanha de vacinação contra a gripe em todo o país começa amanhã e será dirigida a idosos, crianças de seis meses a dois anos, grávidas, trabalhadores da saúde, indígenas e presos.

A meta do governo é vacinar 24,1 milhões de pessoas, o que representa 80% dessa população. Amanhã será realizado o dia da mobilização nacional nos 65 mil postos que farão a imunização. A campanha, entretanto, vai até o dia 25 de maio.

Crianças de seis meses a dois anos que nunca tomaram a vacina contra a gripe devem receber duas doses, com 30 dias de espaçamento entre a primeira e a segunda dose. O restante do público-alvo vai receber apenas uma dose de reforço.

A vacina deste ano inclui proteção contra três tipos de vírus: A (H3N2), B e A (H1N1), o vírus que ficou conhecido em 2009 como da gripe suína. Em 2009, auge da pandemia da H1N1, 2.080 pessoas morreram no Brasil vítimas do vírus. Em 2010, o número de mortes caiu para 148 e, em 2011, para 53.

A contraindicação feita pelo Ministério da Saúde é para pessoas com alergias severas a ovo – nestes casos, é recomendada uma consulta médica para orientações.

Transplante terá verba ampliada

Hospitais. Governo destina R$ 217 milhões para incentivar número de procedimentos no país

Brasília- O Governo quer aumentar o número de transplantes de órgãos e de medula óssea no país. Para isso, duas portarias do Ministério da Saúde com normas de estímulo aos hospitais foram publicadas , ontem, no Diário Oficial” da União. O setor  de transplantes ganha reforço com a criação de incentivos financeiros para os hospitais que realizem cirurgias na rede pública de saúde. O valor disponível para o custeio dessa iniciativa pode chegar a R$ 217 milhões este ano.