Ultrassom
A Justiça mandou abrir inquérito para ver se o Estado está cumprindo decisão que determinou montagem de plano para acabar com fila da ultrassonografia em Joinville. A Prefeitura também tem de acabar com a demanda, mas está informando suas ações.

Convivência
Uma dúvida sobre a provável entrada de uma organização social no Hospital Regional de Joinville é como vão conviver os atuais servidores – que serão mantidos – e os contratados pela OS, pela CLT. No Infantil, há essa situação, mas os servidores são um grupo reduzido. No Regional, são cerca de mil. Já tem uma OS dentro do Regional, mas atua somente nas ações de humanização do atendimento

Visor

CAIDINHO

Decisão da Câmara Especial Regional de Chapecó negou o pedido de indenização feito por um homem da região Oeste, insatisfeito com os resultados de um implante de prótese peniano que, por apresentar complicações pós-cirúrgicas, precisou ser retirado. A Justiça levou em conta que a medicina trabalha com a possibilidade da rejeição atingir, nestes casos, até 3% dos pacientes. No caso, o autor da ação.

PRÓSTATA
Pacientes se recusam a fazer exame

Maior serviço público de urologia do Estado de São Paulo, o Centro de Referência em Saúde do Homem atendeu 15 mil pacientes para consultas de oncologia e patologias da próstata em 2011. Deste total, 20% se recusaram a passar pelo exame retal para diagnóstico do câncer de próstata.

O coordenador do centro de urologia, Cláudio Murta, alerta que certos tumores só são detectados por meio do exame do toque, como é conhecido. Para ele, o percentual de homens que deixam de se submeter ao procedimento “é alto e preocupante”.

– Existe uma questão cultural de os homens acharem que, ao fazer o toque retal da próstata, vão perder a masculinidade – avalia Murta.

A identificação da doença nos estágios iniciais facilita o tratamento. A partir dos 45 anos, todos os homens devem fazer um check-up anual.

– Os homens estão buscando mais ajuda médica. Mesmo assim, eles ainda vivem menos do que as mulheres – explica o médico.

Brasília