CONTRA A GRIPE
Em Joinville, Dia D de Vacinação superou 2011

A participação de idosos alavan-cou os números do Dia D de Vacinação contra gripes, no sábado, informou a Saúde de Joinville. Cerca de 7 mil pessoas receberam a vacina contra as gripes A, B e sazonal, passando a marca de 6 mil de 2011. A meta é vacinar 62.360 até o dia 25. Bebês de seis meses a dois anos e grávidas também estão na lista.

MENINGITE
Jaraguá em alerta
Só neste ano, já foram registrados 16 casos da doença – 13 do tipo viral

A Vigilância Epidemiológica de Jaraguá do Sul reforçou o alerta contra a meningite. Neste ano, o órgão confirmou 16 casos da doença na cidade – 13 de meningite viral e três do tipo bacteriana, considerada a mais perigosa. Três pacientes estão internados por complicações da doença. Um recém-nascido de cerca de 20 dias permanece na UTI neonatal do Hospital Jaraguá com meningite viral, e duas mulheres com meningite bacteriana se recuperam no Hospital São José.

Uma das pacientes é moradora de Jaraguá, tem 48 anos e está internada desde o dia 17 de março. A outra tem 48 anos, é moradora de Guaramirim e foi levada ao hospital na semana passada.

Os três pacientes tiveram a doença confirmada por meio de exames laboratoriais. Nos próximos dias, o Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen), em Florianópolis, deve confirmar que tipo de bactéria ou vírus causou a doença. O gerente da Vigilância Epidemiológica da cidade, Walter Clavera, diz que o número de casos da doença preocupa. Ele lembra que, em todo o ano passado, a cidade teve 26 registros de meningite e duas mortes.

Clavera ressalta que casos da doença podem aumentar no inverno porque os ambientes ficam mais fechados, o que facilita a propagação da doença.

Visor

INJEÇÃO
Raimundo Colombo assina amanhã o repasse de R$ 52,4 milhões para hospitais. Serão beneficiados os municípios de Chapecó, Curitibanos, Gaspar, Itajaí, Blumenau, Xanxerê, Jaraguá do Sul, Santo Amaro da Imperatriz e Braço do Norte.

Diário do Leitor

Vacinação
É impressionante! A vacinação gratuita contra a gripe é concedida só para os que não recolhem, ou pouco recolhem, o Imposto de Renda, ou seja, os que pagam pela compra desta vacina não terão o direito de recebê-la. Por que é dado o direito a uns e a outros não? Deveria ser aplicada a todos, ou somente às classes que correm risco de vida, como idosos, crianças e gestantes.

Vicente Gabriele Pascale
Florianópolis

NOTA
Patente de remédio da Aids prorrogada

BRASÍLIA - O governo federal publicou ontem um decreto que prorroga por cinco anos a validade do licenciamento compulsório do medicamento Efavirenz, usado contra a Aids. Em 2007, a patente foi quebrada sob alegação de que o país pagava ao laboratório americano produtor uma valor acima do mercado.