GRIPE A
Confirmada 1ª morte em SC

A morte de uma criança de dois anos faz de Itajaí a primeira cidade a registrar um óbito causado por gripe A no Estado em 2012. Luana Morais Antunes morreu no último sábado, três dias após a contaminação pelo vírus H1N1 ter sido confirmada em exames laboratoriais.

Este é o nono caso de gripe A notificado em Santa Catarina desde o início do ano e o único no município. Segundo a Vigilância Epidemiológica, não há motivo para apreensão.

Luana estava internada havia duas semanas na UTI do Hospital Pequeno Anjo. Os sintomas da gripe haviam aparecido no dia 16 de abril. Primeiro a febre, já alta. Depois vieram a tosse, falta de apetite e vômito. A mãe, Rosana Morais, 33, diz que a criança não saiu de Itajaí e que a menina não estava matriculada em nenhuma creche. A forma como ela teria contraído o vírus ainda é um mistério. A família está sendo acompanhada.

Na Saúde
Antônia Grigol fez algumas mudanças no comando da Saúde assim que assumiu a secretaria em Joinville. Agora, está sendo avaliado se o São José passará por trocas.

Na próxima semana, tem reunião importante sobre a possibilidade de o Regional de Joinville passar a ser administrado por uma organização social: o secretário estadual de Saúde, Dalmo Claro, vai conversar com os médicos do hospital sobre a questão em análise na Secretaria da Saúde.

GRIPE A EM SC
Criança é a primeira vítima

A morte de uma criança de dois anos faz de Itajaí a primeira cidade a registrar um óbito causado por gripe A no Estado em 2012. Luana Morais Antunes morreu no sábado, três dias após a contaminação pelo vírus H1N1 ter sido confirmada em exames laboratoriais.

Este é o nono caso de gripe A notificado em SC desde o início do ano, e o único no município. Segundo a Vigilância Epidemiológica, não há motivo para apreensão.

– Estamos com atendimentos de quadros gripais dentro da média dos outros anos. A população não precisa se apavorar – afirma o infectologista Carlos Manuel Corrêa, diretor da Vigilância Epidemiológica de Itajaí.

Luana estava internada há duas semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Pequeno Anjo. Os sintomas da gripe haviam aparecido dia 16 de abril. Primeiro a febre, já alta. Depois veio a tosse, falta de apetite e vômito.

Entre os dias 19 e 21, antes da internação, a mãe, Rosana Morais, 33, relata que a criança piorou muito. Em alguns momentos, chegava a gemer e pedia ajuda para respirar.

Segundo Rosana, a notícia de que a menina havia sido contaminada pelo vírus H1N1 só chegou quando Luana já estava na UTI. A forma como ela contraiu o vírus ainda é um mistério.

Hoje, somente casos graves passam por investigação e são notificados à Vigilância Epidemiológica e ao Ministério da Saúde. Se a suspeita for de contaminação pela gripe A, ou se o paciente estiver em grupo de risco, passa a receber o medicamento Oseltamivir, que combate a doença – mesmo antes da confirmação. Em nota, o Hospital Pequeno Anjo informou que todas as condutas foram tomadas de acordo com o protocolo da Vigilância. A menina foi isolada dos demais pacientes na UTI, e recebeu o medicamento.

Itajaí

Colunista Cacau Menezes

Flerte com a morte
Se você tem moto, preste a atenção. Um em cada três acidentes de trânsito com mortes registrados pelo Denatran, em 2010, envolve motociclistas.

A probabilidade de morrer no trânsito, se você pilota uma moto, é 14 vezes maior do que a dos ocupantes de um automóvel. Portanto, fique esperto. Obedeça as leis de trânsito e dirija com segurança.