Quanto custa
Um lembrete para os candidatos que acham melhor construir um novo hospital em Joinville do que ampliar os já existentes. De acordo com o secretário Dalmo Claro (Saúde), a manutenção do Regional, incluindo salários, custa R$ 70 milhões por ano. O Infantil sai por R$ 42 milhões

AUTONOMIA
Manifestação contra o Ato Médico

Acadêmicos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Enfermagem e membros dos conselhos regionais realizaram ontem, em Lages, uma manifestação contra o Projeto de Lei 7703/06, conhecido como Ato Médico, que tramita na Câmara Federal desde 2002 e deverá ser votado nos próximos dias.

O projeto define as atividades privativas dos médicos.

Em Lages, a mobilização foi organizada pelo Centro Acadêmico de Fisioterapia do Centro Universitário Facvest e teve o objetivo de dizer não ao Ato Médico. Para os manifestantes, o projeto, se aprovado, vai limitar a autonomia dos profissionais da saúde e a liberdade dos pacientes que necessitam do atendimento destes profissionais.

Segundo a professora e coordenadora do curso de Fisioterapia da Facvest, Geciely Almeida, a mobilização foi organizada devido à rejeição do sétimo parágrafo do quarto artigo do projeto pelo relator da CCJ, Antônio Carlos Valadares, que resguarda as competências próprias das 12 profissões que serão prejudicadas com a aprovação do projeto.

O projeto ainda deverá ser votado em Brasília pela Comissão da Educação (CE) e pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Uma delas votará amanhã, quando profissionais deverão se reunir em Brasília, São Paulo e Rio em novas mobilizações.

Veja as dicas de alimentação para se livrar do vício de fumar
Dia 31 de maio é Dia Mundial Sem Tabaco, aproveite a data e comece a eliminar toxinas do corpo

A transição entre uma vida mergulhada em nicotina para uma rotina sem ela exige, além de determinação, hábitos saudáveis. A alimentação é ponto primordial para que não ocorra a substituição do prazer de fumar pelo prazer de comer e assim criar outros problemas.

Importante evitar, logo depois de deixar de fumar, alimentos picantes, que excitem o apetite. “A pessoa passa a sentir mais o gosto dos alimentos e comer mais. Antes nada era gostoso, tudo tinha gosto de nicotina”, alerta a nutricionista Francine Ferrari.

Mesmo assim, os quilinhos indesejados são inevitáveis. “Passa a sobrar glicose – carboidratos e açucares – no organismo, porque, quando a pessoa fuma, ela usa parte dos nutrientes para eliminação de nicotina”, explica a nutricionista, que é ex-fumante há 20 anos.

Para ajudar a eliminar a nicotina do corpo, ela aconselha dar preferência a alimentos adstringentes, como limão e abacaxi, e alimentos funcionais, como aveia e tomate. (veja box) O tempo médio para desintoxicar o organismo de uma pessoa que fuma dez cigarros por em média um ano é de três meses, calcula Francine. “Depois de desintoxicar tem que tomar cuidado com a dependência psicológica, que geralmente é bem maior”, diz.

Para ajudar a desintoxicar da nicotina

Consumir..
- água (2 litros por dia)
- sucos naturais (feitos com água)