CARTÃO DO SUS
Mutirão para acabar com fila

Mesmo faltando mais de um ano para o fim do prazo para integrar o Cadastro Nacional de Saúde e solicitar o Cartão do SUS, a Secretaria da Saúde de Joinville está enfrentando filas de espera, que afirma serem causadas principalmente por usuários da rede privada. Cerca de 326 mil moradores já fizeram o cadastro. Faltam 190 mil, nas contas do município.

Para dar vazão ao público, está previsto mutirão hoje nas regionais de saúde dos bairros Floresta, Jarivatuba, Fátima, Comasa, Costa e Silva e Pirabeiraba, que ficarão abertas das 8 às 17 horas especialmente para o cadastramento.

Segundo a coordenadora do setor de cadastramento, Marcia da Rosa, os usuários terão de deixar cópia do comprovante de endereço e identidade ou certidão de nascimento. A secretaria continuará a fazer os cadastros de segunda à sexta na sede, na rua Araranguá. Mas com restrições: serão atendidas 40 pessoas de manhã (a partir das 7 horas) e 40 à tarde (com início às 13 horas).

Também é possível fazer o pedido pelos sites www.saudejoinville.sc.gov.br ou www.joinville.sc.gov.br. O prazo informado pela secretaria para recebimento do número do cartão é de 75 dias.

CONTRA A GRIPE
Campanha prorrogada até o dia 6

A campanha de vacinação contra a gripe, cujo prazo adicional deveria terminar ontem em Joinville, foi novamente prorrogada pela Secretaria de Saúde para que a meta de imunizar 80% dos grupos de risco seja alcançada. Até ontem, segundo o município, a cobertura chegou a 78,32%.

De segunda a quarta-feira, os postos de saúde estarão distribuindo doses para idosos, gestantes e crianças entre seis meses e dois anos. Durante o fim de semana, os postos não estarão abertos.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunização, Maria Goreti Cardoso, o maior desafio da secretaria diz respeito às gestantes. “Falta vacinar cerca de 30% das 5,6 mil gestantes”. Outro grupo em que a meta ainda não foi atingida é o de idosos. Até ontem, 77% dos 35,1 mil haviam sido imunizados.

Entre as crianças, o índice está em 89,7%. Nas contas da Saúde, 95% dos 4,7 mil trabalhadores da saúde receberam a vacina.

Mais ações judiciais
Três ações de uma só vez do Ministério Público de Santa Catarina na área de saúde pública. Em processo contra o governo do Estado, o MPSC quer a oferta de ciclosporina, disponível pelo SUS, também para quem sofre de um tipo de dermatite.

Fila da reumatologia
Em outra ação, há cobrança do fim da demanda na reumatologia, com 3,6 mil pacientes adultos aguardando a primeira consulta. Há também gente esperando pela segunda consulta e tem a demanda infantil. A última ação, também contra a Prefeitura, cobra fim da fila na proctologia, com 2,7 mil pacientes.

A Prefeitura de Curitiba faz questão de dizer que o ponto mais visitado da cidade, o Jardim Botânico, é mantido em parceria com empresa privada. O Boticário mantém o espaço, o que daria ao município economia de R$ 690 mil por ano. Em troca, a empresa pode colocar o nome em painéis e placas.