icone facebookicone twittericone instagram

 

 

Chega a 32 o número de casos de gripe A

A Vigilância Epidemiológica de Blumenau confirmou ontem dois novos casos de gripe A. Com isso, o número de casos na cidade chega a 32, incluindo duas mortes em decorrência da doença. Hoje, 42 pessoas estão internadas, noves delas em estado grave em UTIs. Ainda são aguardados os resultados dos exames de 15 pessoas para saber se estão ou não com a doença. O resultado deve ser divulgado hoje, por volta das 14 horas.

 

 

 Visor


COMBATE


O programa federal Crack, é Possível Vencer entrou na agenda do governo do Estado. Às vésperas do feriado, os secretários de Segurança, Justiça, Assistência Social, Saúde e Educação reuniram-se para dar a largada ao projeto, que prevê investimentos na ampliação de vagas para tratamento dos dependentes até o enfrentamento ao tráfico.

 

Geral


VACINAÇÃO
SC supera a meta nacional


Vigilância Epidemiológica registra 10 mortes por gripe A, apesar da cobertura de 92,59%De acordo com dados atualizados, na última quarta-feira, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, o Estado confirmou 154 casos de gripe A. Nove pessoas morreram vítimas da doença.

Apesar de ser superior ao registrado no ano passado, o Estado conseguiu vacinar um número maior de pessoas contra a gripe.

De acordo com o Portal do Ministério da Saúde, 850 mil pessoas receberam a dose, o que corresponde a 92,59% do público-alvo.

Ao todo, 16 estados, incluindo Santa Catarina, além do Distrito Federal, conseguiram superar a meta de vacinar 80% do público alvo. Goiás teve o segundo maior índice de vacinação, com 90,52%, Acre aparece a seguir, com 89,72%, Amapá, 89,21%, e Maranhão, 87,1%. Como o registro dos dados da campanha – que acabou no dia 1º de junho – será feito até o dia 13, a expectativa do Ministério da Saúde é elevar a meta nacional, que está em 78,8%.

Ainda segundo o Portal da Saúde, não deverá haver prorrogação da campanha, mas cada município tem autonomia para avaliar a cobertura alcançada em cada grupo-alvo, na sua área de abrangência, e determinar se deve seguir ofertando as doses da vacina contra a gripe. Caso a meta tenha ficado abaixo dos 80%, o Ministério da Saúde orienta que a vacina siga sendo aplicada.

A vacina contra a gripe é a melhor estratégia para a prevenção da influenza. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, é impossível contrair o vírus H1N1 após a vacinação.

– O vírus usado nesta vacina é inativado – observou.