POLIOMELITE
Cerca de 15 mil crianças vacinadas
Campanha teve Dia D no sábado. Meta é imunizar 36 mil até dia 6, em Joinville

Miguel Paulino estava de mau humor. Fez cara feia quando uma mulher desconhecida se aproximou, sentindo que o perigo se aproximava. Ciente de que aquela sala lhe lembrava as picadas das vacinas que já recebeu ao longo deste seu primeiro ano de vida, percebeu que não tinha saída.

A avó, Ivoneth da Silva, o segurava no colo. Desandou a chorar para ver se ela se comoveria, mas a desconhecida estava cada vez mais perto. De repente, a avó apertou sua boca e a mulher colocou algumas gotinhas de gosto estranho na sua boca. Tinha recebido sua dose da vacina contra a paralisia infantil, que, apesar do susto, não doeu.

O dia de sábado foi de choradeira para algumas crianças e tranquilidade para outras nas 56 unidades de saúde do município e nos oito postos volantes instalados em supermercados de Joinville. O Dia D da campanha de vacinação da poliomelite movimentou agentes de saúde, enfermeiros, pais e avós durante todo o dia. A estimativa da Secretaria da Saúde é de que 15 mil crianças tenham sido imunizadas durante o Dia D. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 36 mil até dia 6 de julho. Toda criança menor de cinco anos deve comparecer aos postos.

“A mamãe só está fazendo isso porque te ama muito”, dizia Gabriela de Lima Bauer Patruni para a filha mais velha, Sarah Bauer Patruni, de um ano e dez meses. Ao levar as duas filhas – além de Gabriela, há Ana Luiza, de apenas três meses – para tomar a gotinha, Gabriela aproveitou para pedir a vacina da gripe para Sarah. Foi preciso que o pai, Renato, ajudasse também a segurar a pequena enquanto a enfermeira aplicava a injeção. Parou de chorar logo depois, se distraindo com as figuras de desenhos coladas na parede.

Atendimento
A Justiça deu ao governo do Estado 30 dias para incluir os detentos do Presídio de Joinville nas filas de atendimento do SUS, como ocorre com os demais usuários. Os casos de urgência, se houver, devem ter atendimento imediato. A ação é do Ministério Público, que alegou inexistência da prestação do serviço dentro do presídio, só fora.

Lá dentro
O MP quer o serviço no presídio, para evitar transtornos da remoção. Enquanto a unidade não sai – há promessa do Estado nesse sentido – o atendimento terá de ser fora da cadeia.

GERAIS
Vacinação continua até dia 6 de julho

O Dia D da campanha de vacinação da poliomelite movimentou o país no sábado. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas contra a paralisia infantil até o dia 6 de julho.

Em Joinville, o pequeno Miguel Paulino estava de mau humor. Fez cara feia quando uma mulher desconhecida se aproximou, mas percebeu que não tinha saída. A avó o segurava no colo. Desandou a chorar para ver se ela se comovia. De repente, a avó apertou sua bochecha e a mulher colocou algumas gotinhas de gosto estranho na boca. Estava imunizado.

O secretário da Saúde, Dalmo de Oliveira, garantiu que assim que forem entregues as obras do Pronto Atendimento, centro ambulatorial e dos 40 novos quartos do Cepom serão liberados os recursos para a conclusão dos centros cirúrgicos e da UTI.