Secretaria da Saúde aprova incentivo para especialidades médicas em Santa Catarina

A Comissão Intergestora Bipartite (CIB) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) aprovou, nesta quinta-feira, 28, o projeto de incentivo financeiro para especialidades médicas e apoio a diagnósticos por meio de policlínicas regionais ou consórcios. “O recurso beneficiará a população, que terá especialidades médicas a menos de uma hora de sua residência”, afirma o secretário-adjunto Acélio Casagrande. Com a aplicação dos recursos, a SES investirá, mensalmente, R$ 1,9 milhão.

O projeto vai implementar o incentivo à regionalização médica, visando a adequação de todos os processos que venham a fortalecer a indução e a responsabilidade pelo cuidado à saúde da população. O objetivo é a articulação entre os sistemas municipais de saúde, com finalidade de garantir o acesso aos procedimentos de assistência em consultas especializadas e o apoio de diagnóstico de forma regionalizada no Estado.

Serão disponibilizados para a implantação do incentivo, em municípios que apresentarem necessidade, estrutura física em funcionamento ou que possa ser readequada preferencialmente no município-sede integrante da região de saúde e que possibilite a ampliação ou implementação dessas ações e serviços. Também é critério de implantação o equacionamento de necessidades assistenciais municipais e regionais.

Já para a definição e repasse de recursos, os municípios devem apresentar a estrutura física identificada como unidade do Sistema Único de Saúde - SUS. Para a instituição do incentivo à regionalização das especialidades médicas, a Secretaria da Saúde alocará, em cada região, o valor per capita de R$ 0,30. “Esse valor será aplicado, prioritariamente, na disponibilização de consultas de especialidades insuficientes ou não oferecidas na região”, finaliza Casagrande.

Mais 100 mil doses de vacinas Florianópolis

A Secretaria de Estado da Saúde distribuirá, na próxima semana, mais 100 mil doses de vacinas contra gripe. Serão imunizados pacientes com indicações garantidas pelo Centro de Referência dos Imunobiológicos Especiais (CRIE), independenteda faixa etária.

São indicações do CRIE pessoas com os seguintes agravos: HIV/aids, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea devidamente cadastrados nos programas de doação, imunodeficiências congênitas, imunodepressão devido a câncer ou imunossupressão terapêutica, comunicantes domiciliares de imunodeprimidos, profissionaisde saúde, cardiopatias crônicas, pneumopatias crônicas, aspleniaanatômica ou funcional e doenças relacionadas, diabetes mellitus, fibrosecística, trissomias, implantede cóclea, doenças neurológicas crônicas incapacitantes, usuários crônicos de ácido acetilsalicílico, nefropatiacrônica/síndrome nefrótica, asma e hepatopatiascrônicas.

Pessoas que apresentem algumas dessas patologias ou condições, deverão procurar as salas de vacina dos municípios, com a indicação do médico.