PLANOS PARA O HOSPITAL REGIONAL
Os R$ 22 milhões previstos pelo governo do Estado para a ampliação do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt dependem da elaboração de projeto executivo e, depois, o sinal verde do BNDES, financiador da obra – o investimento está previsto dentro dos R$ 3 bilhões a serem liberados a partir do ano que vem. Ou seja, vai tempo. Até lá, o hospital estará sob administração de uma organização social se der certo o planejamento da Secretaria de Saúde. Está nos planos também uma policlínica em anexo para atender a Joinville e região. A policlínica é uma das promessas do governo Colombo, prevista ainda para o ano passado. Mas há investimentos já em andamento. Acaba de ser aberta licitação para compra de equipamentos, como aparelhos de ultrassom, anestesia e videoendoscopia, entre outros. E não deve demorar muito para se iniciar a elaboração dos projetos para a reforma. A contratação de pessoal, a principal demanda do Regional, está na fase da convocação.

Ação do MP
No ano passado, o MP entrou com ação cobrando a reabertura dos leitos da UTI do Regional de Joinville, até então fechados. A Justiça não concedeu liminar e no intervalo os leitos reabriram. Mas o MP recorre para evitar que não sejam fechados novamente, conforme alerta feito na semana passada.

GRIPE A
Antiviral sai da lista de controle máximo

Três anos depois do surto de gripe A que causou a morte de mais de duas mil pessoas no Brasil em 2009, o Ministério da Saúde facilitou o acesso ao remédio Oseltamivir, conhecido pelo nome comercial de Tamiflu, usado no combate ao vírus H1N1. O antiviral saiu da lista de medicamentos restritos – comercializados apenas mediante cadastro e duas vias da receita médica. As farmácias terão de exigir apenas receita simples, obtida por pessoas com suspeita de ter contraído a doença.

Na terça-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia divulgado notificação que dispensa o uso da receita controlada para o Oseltamivir. A polêmica restrição em 2009 ocorreu sob o argumento de evitar automedicação e o esvaziamento do estoque do antiviral. A indicação é de que o remédio seja tomado assim que os sintomas da síndrome respiratória aguda surjam (falta de ar, febre alta súbita, tosse seca, calafrio e dores no corpo). A prescrição ocorre antes da confirmação da doença, devido à demanda nos laboratórios públicos.

Em SC, onde foram confirmadas 47 das 101 mortes no País em 2012, a Vigilância Epidemiológica (Dive) avalia que esteja no fim a fase de circulação do vírus, que costuma ser de seis semanas. Para o diretor da Dive, Fábio Gaudenzi de Faria, acredita-se que a fase crítica ocorreu entre o fim de maio e início de junho. Mas é preciso manter cuidados como lavar mãos e manter ambientes arejados.

Performance

Santa Catarina aplicou mais de 415 mil doses durante a campanha de vacinação contra a poliomielite, atingindo o melhor índice de imunização do Brasil. A estimativa de público-alvo para a campanha era de um total de 411.967, mas o Estado encerrou a primeira etapa superando esse número em 3.617 crianças.

GRIPE A
Vírus perde força em SC
Segundo a Dive, período de circulação do H1N1, que costuma ser de seis semanas, chega ao fim

Após ter preocupado a população e deixado em alerta as autoridades de saúde, o vírus H1N1 perde força no Estado. A estimativa da Vigilância Epidemiológica (Dive) de SC é que o período de circulação do vírus, que costuma ser de seis semanas, esteja no fim.

Em Blumenau, o Centro de Atendimento à Gripe registra queda no número de atendimentos. Enquanto, no mês passado, eram 150 atendimentos, hoje o número não ultrapassa os 70 diários.

Para o diretor da Dive, Fábio Gaudenzi de Faria, as características do inverno neste ano – com períodos de calor entre dias frios – dificultam a capacidade de prever o fim da circulação do vírus, mas acredita-se que a fase mais crítica ocorreu entre o fim de maio e início de junho, quando foi registrados o maior número de mortes e contaminações pela gripe A.

– Mesmo que os casos de gripe A tenham diminuído, é importante que a população mantenha os cuidados básicos de higiene como lavar as mãos, manter os ambientes arejados e evitar locais com aglomeração de pessoas.

Tamiflu sem controle especial de receita

O Ministério da Saúde retirou o medicamento oseltamivir (Tamiflu) da lista de substâncias sujeitas a controle especial. A partir de agora, o remédio, que é usado no tratamento da gripe, passa a ser comercializado nas farmácias do país como os demais medicamentos com receita médica simples, sem a necessidade de controle especial em duas vias (original e cópia).

Blumenau