De fora
O atendimento no Hospital Infantil de Joinville é maior e mais regional. Em 2009, primeiro ano em que a unidade funcionou durante 12 meses, quase 80% dos atendimentos foram de pacientes da cidade.

Neste ano, caiu para 71%. Em 2009, foram 5,8 mil altas. Só no primeiro semestre de 2012, foram 4 mil.

Visor

OLHO VIVO
O mutirão de cirurgias eletivas, lançado em julho de 2011, completou um ano com a realização de 19.462 procedimentos. O objetivo do governo do Estado é alcançar a marca de 22,6 mil até o fim do ano. O destaque é a especialidade de oftalmologia, que ultrapassou a meta inicial de 7,2 mil operações de catarata. Até agora, já foram feitos 11.996 procedimentos.

Serviço

Saúde - Estão abertas, até 10 de agosto, as inscrições para a Especialização em Saúde da Família – Modalidade à Distância. O curso é para profissionais de Santa Catarina cadastrados no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Informações: www.unasus.ufsc.br/saudedafamilia.

ARTIGOS

Sedentarismo mata, por Alexandre Padilha*

A atividade física sempre foi defendida como benéfica para manter-se saudável e retardar o aparecimento de doenças. Pesquisa americana, realizada em 122 países, foi além dessa verdade incontestável, trazendo um forte alerta: a inatividade física mata e é mais letal do que o tabagismo. Segundo o estudo, o tabaco causou 5,1 milhões de vítimas fatais no mundo em 2008. Já o sedentarismo respondeu por 5,3 milhões de mortes. A inatividade seria responsável por 6% das doenças coronarianas, 7% das diabetes tipo 2 e 10% dos cânceres de mama e de pulmão.

O Ministério da Saúde tem investido na promoção de hábitos saudáveis e cuidado de toda a saúde do brasileiro, da prevenção à cura. O Programa Academia da Saúde, lançado em 2011, incentiva a prática da atividade física por meio da disponibilidade de espaços públicos para exercícios. Em Santa Catarina, 89 municípios serão contemplados com a construção de 105 polos. Todos vão funcionar articulados com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e terão infraestrutura, equipamentos e profissionais para a orientação nutricional, de práticas corporais e de atividades físicas.

Para promover hábitos saudáveis em crianças e jovens, o Programa Saúde na Escola vai levar médicos e profissionais das UBS à rede pública de ensino. Em SC, 340 mil de estudantes devem ser atendidos em 1.348 escolas de 87 municípios. A pesquisa Vigitel 2011 revela aumento do percentual de pessoas acima do peso nos últimos seis anos em Florianópolis, passando de 40,5%, em 2006, para 48,2%, em 2011. O percentual de obesos subiu de 9,8% para 14,9%. Florianópolis lidera o ranking nacional entre as capitais de pessoas que praticam atividade física, no entanto, 10,8% ainda são inativas. Exemplos da vida cotidiana como estacionar o carro um pouco distante do destino, subir lances de escada ou mesmo brincar com os filhos ajudam a combater a inatividade. As Academias da Saúde são mais um incentivo para que todos abracem essa ideia.

*Médico e ministro da Saúde

A meta, segundo o secretário da Saúde, Dalmo de Oliveira, é manter as cirurgias eletivas como política permanente do Estado. Em um ano de existência o projeto de mutirão de cirurgias eletivas realizou 19.462 procedimentos. Até o final do ano o objetivo é chegar a 22,6 mil. Cirurgias de catarata romperam as previsões