icone facebookicone twittericone instagram

 

Visor

AUXÍLIO-DOENÇA
O governador Raimundo Colombo sancionou lei que institui pensão mensal aos portadores de deficiência mental severa e portadores de epidermólise bolhosa (doença hereditária do tecido conjuntivo que causa bolhas na pele e mucosas), que sejam incapazes para o trabalho e renda familiar inferior a dois salários mínimos.


 

Vida & Saúde


VIDA E SAÚDE
Microondas, mocinho ou vilão
A LEITORA ANGELA MARIA WALTRICK ZECHINI ESTAVA PREOCUPADA E PEDIU PARA O VIDA E SAÚDE AJUDÁ-LA A DESCOBRIR OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DO USO DE UM DOS ELETRODOMÉSTICOS MAIS POPULARES NAS CASAS DOS BRASILEIROS. CONFIRA O QUE DESCOBRIMOS

Praticidade e economia de tempo são vantagens óbvias do forno de microondas. Mas existe algum outro benefício? Ou, ao contrário, pode fazer mal à saúde? Segundo especialistas, há controvérsias nos estudos científicos sobre este utensílio doméstico criado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e comercializado pela primeira vez em 1947, nos Estados Unidos.

– Devido a essas controvérsias e ausência de evidências, surgiram vários mitos relacionados ao aparelho, como danos ao cérebro, riscos de câncer e incapacidade do organismo de metabolizar os alimentos preparados no forno. Desses, nenhum foi comprovado – diz a nutricionista Mirian Nogueira Martinez, do hospital e maternidade paulista São Luiz.

A professora do departamento de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Bethania Hering, conta que, em geral, o microondas apresenta vantagens sobre o cozimento tradicional em fervura.

– Por não necessitar de água para o preparo, os níveis de retenção de vitaminas hidrossolúveis assemelham-se àquelas de cocção a vapor, a mais indicada para o preparo de hortaliças – diz.

Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto a FDA, agência americana de vigilância sanitária, garantem que os alimentos preparados nos microondas não causam mal à saúde se respeitadas as instruções dos fabricantes.

– Entretanto, quando o alimento é reaquecido várias vezes, acaba perdendo uma parte significativa dos seus nutrientes – ressalta Bethania.

Vale lembrar que em qualquer processo de cozimento há perda de nutrientes. Como no microondas ocorre um processo de agitação das moléculas, alimentos mais suscetíveis a isso perdem mais.

– Alimentos como carnes perdem parte de sua função proteica devido a essa quebra das moléculas de proteína, similarmente ao que acontece com algumas vitaminas – afirma Miriam.

reportagem@diario.com.br

MATEUS BOING

 


PESQUISAS MÉDICAS
A melhor tese sobre seleção de embriões

O embrião humano não é um de nós, portanto, pode ser criteriosamente usado para pesquisas, finalidades terapêuticas ou simplesmente ser eliminado. A tese do pesquisador Lincoln Frias, defendida na Universidade Federal de Minais Gerais (UFMG), foi transformada no polêmico livro A ética do uso e da seleção de embriões, lançado pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), dentro da série Ethica.

A pesquisa, além de vencer o Grande Prêmio UFMG de Teses de 2011, acaba de ser anunciada como ganhadora do Grande Prêmio Capes de Teses 2010, o que significa que a prestigiada Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), agência de fomento do Ministério da Educação (MECV), considerou o trabalho de Lincoln a melhor tese de toda a área das ciências humanas, sociais e artes do país.