GERAIS
Mutirão com mais duas especialidades

Lançado em julho de 2011, o Projeto de Mutirão de Cirurgias Eletivas do governo do Estado completou um ano com a realização de 19.462 procedimentos. O objetivo é alcançar 22,6 mil até o fim do ano. O destaque é a especialidade de oftalmologia, que ultrapassou a meta inicial de 7.200 cirurgias de catarata. Até agora, foram feitas 11.996 operações deste tipo, que são realizadas em ambulatório. Os hospitais fizeram 7.466 cirurgias, com destaque para as áreas de ortopedia e cirurgia geral. Em junho, foram incluídas as especialidades de ginecologia e urologia.

SAÚDE
Vacina contra a catapora no calendário de 2013O governo vai incluir a vacina contra a catapora no calendário público infantil. A partir do segundo semestre de 2013, em vez de receberem duas doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), aos 12 meses e quatro anos de idade, as crianças serão vacinadas com a tetraviral, que incluirá a catapora.

– Vamos introduzir a vacina no SUS em agosto, quando a gente faz a campanha multivacinal – diz o ministro Alexandre Padilha (Saúde).

Crianças que completarem um ano de idade no primeiro semestre de 2013 ainda devem entrar no esquema da tríplice, que continuará sendo usada em surtos de sarampo e em reforços de adultos. Segundo o ministério, a catapora é responsável por cerca de 11 mil internações e 160 mortes por ano no Brasil.

Central de Diários

Mutirão registra mais de 19 mil cirurgias eletivas em todo o estado

Cirurgias nas aréas de oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e ortopedia

De acordo com o governo, o objetivo é alcançar a marca de 22,6 mil até o fim do ano. O destaque é a especialidade de oftalmologia, que ultrapassou a meta inicial prevista de 7.200 cirurgias de catarata. Até agora, já foram feitas 11.996 operações deste tipo, que são realizadas em ambulatório e não necessitam de internação. As unidades hospitalares fizeram 7.466 cirurgias, com destaque para as áreas de ortopedia e cirurgia geral.

Com o bom resultado obtido em Santa Catarina, o Governo Federal destinou R$ 18 milhões para o Estado desenvolver mais o projeto, valorizando os hospitais e os profissionais participantes dessa ação. Esta segunda fase, que iniciará no mês de setembro, deve se estender até julho de 2013, com a realização de mais 19.800 cirurgias.

O secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira afirma que o Estado está muito próximos da meta prevista, com 19.462 cirurgias computadas. "Faltam apenas 3.138 para atingirmos a meta desta primeira etapa que termina este ano."

Especialidades

As cirurgias estão sendo realizadas em quatro especialidades: oftalmologia (cirurgia de catarata), otorrinolaringologia (amígdalas e adenóide), cirurgia geral (vesícula, hérnia e varizes) e ortopedia (cirurgias de joelho, membros superiores e inferiores e retirada de materiais de síntese). Em junho desse ano, foram incluídas no mutirão as especialidades de ginecologia e urologia, com 46 e 30 cirurgias efetuadas, respectivamente.

Mutirão registra mais de 19 mil cirurgias eletivas em todo o estadoSecretaria de Estado da Saúde

O Projeto de Mutirão de Cirurgias Eletivas do Governo do Estado, lançado em julho de 2011, com investimentos previstos de R$ 20 milhões, completou um ano com a realização de 19.462 procedimentos. O objetivo é alcançar a marca de 22,6 mil até o fim do ano. O destaque é a especialidade de oftalmologia, que ultrapassou a meta inicial prevista de 7.200 cirurgias de catarata. Até agora, já foram feitas 11.996 operações deste tipo, que são realizadas em ambulatório e não necessitam de internação. As unidades hospitalares fizeram 7.466 cirurgias, com destaque para as áreas de ortopedia e cirurgia geral.

O secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, comemora os números alcançados até o momento. "Estamos em agosto e muito próximos da meta prevista, com 19.462 cirurgias computadas. Faltam apenas 3.138 para atingirmos a meta desta primeira etapa que termina este ano. Com o bom resultado, estamos trabalhando para que as cirurgias eletivas sejam implantadas como política permanente no Estado", comenta o secretário.

A assinatura do Projeto de Mutirão de Cirurgias Eletivas ocorreu no dia 25 de julho de 2011, no Centro Sul, em Florianópolis, durante o 9º Congresso Catarinense de Municípios. Com essa ação, o Governo do Estado pretende obter uma considerável redução nas filas de espera em todo o território catarinense.