SAÚDE PÚBLICA
4º andar a pleno vapor no São José
Os últimos 15 leitos foram reativados ontem. Objetivo é desafogar o hospitalForam reativados ontem os últimos 15 leitos do quarto andar do Hospital Municipal São José, em Joinville. Esta é a primeira vez em seis anos que o andar opera conforme sua capacidade – 30 leitos.

Segundo o diretor-geral da instituição, o médico Armando Lorga, na noite de ontem começaram a chegar os primeiros pacientes do pré e pós-operatório ao local.

Ele explica que o quarto andar funcionando a pleno vapor ajuda a desafogar o pronto-socorro, já que os pacientes que passam pelo local poderão ser encaminhados para o quarto andar e não ficarão mais em macas. As camas, que vieram de São Paulo, foram descarregadas na terça-feira e montadas ao longo da semana.

O quarto andar voltou a receber pacientes em junho deste ano, quando sete leitos foram reativados. Conforme Lorga, até o fim do ano deve ser entregue uma etapa do pronto-socorro, que vai representar a abertura de 25 novos leitos de internação e outros 24 leitos do chamado setor de estabilização. A obra faz parte do esforço para amenizar o problema da superlotação no pronto-socorro do hospital.

Jefferson Saavedra
REGIONAL VAI REABRIR DEZ LEITOS DE UTI

Depois de dois meses fechados e várias interrupções, dez leitos de UTI do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt de Joinville serão reabertos na segunda. Assim, o tratamento intensivo passa a contar com vinte leitos, com metade geralmente destinada para pacientes da cardiologia e os demais para outras especialidades. A reabertura será possível devido à contratação de mais médicos, já na fase final. A ocupação das UTIs do Regional sempre gira próxima a 100%. Também está prevista a chegada de equipamentos, como aparelhos de ultrassom, de videoendoscopia e três equipamentos para monitorar anestesias. Conhecidos como carrinhos de anestesia, cada um custa R$ 90 mil.

Por vídeo
Também virão aparelhos de videolaparoscopia para cirurgias bariátricas. A redução do estômago poderá ser feita sem abrir o abdomen. A documentação final foi liberada nesta semana pelo secretário Dalmo Claro, relata o diretor do Hospital, Renato Castro

O Ministério da Saúde credenciou o Hospital Infantil de Joinville para cirurgia cardiovascular pediátrica, um dos procedimentos mais complexos da unidade. O hospital já fazia as operações, uma média de sete ou oito por mês, mas agora o Estado vai receber do SUS pelo atendimento.

Prioridade
Ontem, o secretário Dalmo Claro de Oliveira (Saúde) percorreu a sede do Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial (Naipe) de Joinville. Recepcionado pelo coordenador, Eduardo Amaral, conheceu a estrutura e verificou as dificuldades do espaço, que atende a mais de três mil pacientes com deficiência intelectual. A visita de Dalmo teve o objetivo de auxiliar a unidade a conseguir concretizar a construção da nova sede, que já tem terreno e projeto pronto para iniciar as obras. O Naipe, que é referência em todo o País pelo atendimento, oferece, gratuitamente, pelo SUS, todos os serviços necessários para atender aos pacientes em um mesmo local
.