Dia de imunizar os pequenos
Campanha de vacinação será das 8 às 17 horas e conta com novas vacinas

O choro das crianças deve ser barulho comum hoje nos postos de saúde de Joinville. Isso porque a Secretaria da Saúde promove o Dia D da multivacinação, que além de incluir duas novas vacinas no calendário infantil – uma delas a contra a pólio agora também em injeção –, tem o objetivo de atualizar a carteirinha de vacinação dos pequenos. Todas as unidades de saúde com sala de imunização estarão abertas das 8 às 17 horas.

De acordo com a responsável técnica pela imunização em Joinville, Maria Goreti Cardoso, a partir de hoje as vacinas pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras doenças bacterianas – e a do vírus inativo contra paralisia infantil também farão parte do calendário de vacinas nacional.

Ela explica que o Dia D terá três focos: a tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola, a DPT contra coqueluche, difteria e tétano e a segunda dose da vacina contra a gripe A para as crianças que ainda não tomaram, e a primeira para crianças de cinco e seis anos.

Maria Goreti explica ainda que a pentavalente antes era oferecida em duas vacinas separadas e agora será em uma só, já a pólio que era aplicada em duas doses orais com o vírus ativo, será aplicada também com duas injeções de vacina com o vírus inativo.

A Vacina Inativada Poliomielite (VIP) se destinará a bebês de dois e quatro meses, e as gotinhas serão usadas nos reforços, aos seis e aos 15 meses. Conforme o Ministério da Saúde, mesmo quem já tiver sido imunizado, mas ainda estiver dentro da faixa de até cinco anos, deve comparecer em um dos postos de saúde. É importante os pais não esquecerem de levar a carteirinha de vacinação dos filhos.

A moradora do Bucarein Lesiane Poleza, 27 anos, se antecipou e levou ontem a filha Júlia Cristine, quatro anos, ao posto de saúde do bairro para ver como estava a situação da carteirinha de vacinação da pequena.

Na avaliação do documento, se verificou que Júlia precisava tomar apenas o reforço da VTV – contra caxumba, sarampo e rubéola – que será disponibilizada hoje. A garotinha recebeu ontem a primeira dose de imunização contra o vírus H1N1 e deve voltar daqui 30 dias para receber a segunda.

ANS contesta estudo com usuários de planos pagos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) rebateu a pesquisa da Associação Paulista de Medicina (APM) que aponta que 77% dos usuários de planos de saúde de São Paulo já tiveram problemas ao buscar atendimento. Segundo a ANS, o estudo não reflete a situação atual, pois foi feito antes da suspensão da venda de planos.

VACINA EM SC
Dia D para atualizar a carteirinha
Campanha no Estado terá todos os postos de saúde abertos das 8h às 17h. No país, serão imunizadas 14,1 milhões de crianças

Hoje é o Dia D da Multivacinação em todos os postos de saúde do Estado. Além de inserir duas novas vacinas no calendário infantil – uma delas a da polio, agora também em injeção –, a ação tem o objetivo de atualizar a carteirinha de vacinação dos pequenos. Todas as unidades de saúde com sala de imunização estarão abertas das 8h às 17h.

No Brasil, a campanha abrange 14,1 milhões de crianças. Em Santa Catarina, 1.045 salas públicas estarão abertas para o atendimento. As vacinas serão distribuídas e aplicadas até o dia 24 de agosto. O público-alvo são crianças de dois meses a cinco anos.

De acordo com a responsável técnica pela imunização em Joinville, Maria Goreti Cardoso, a partir de hoje as vacinas penta valente – contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras doenças bacterianas – e a do vírus inativo contra paralisia infantil também farão parte do calendário de vacinas em todo o país. Ela explica que o Dia D terá três focos: a tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; a DPT, contra coqueluche, difteria e tétano; a segunda dose da vacina contra a gripe A para as crianças que ainda não tomaram; e a primeira dose para crianças de cinco e seis anos.

Maria Goreti explica que a pentavalente antes era oferecida em duas vacinas separadas, e agora será em uma só. A polio que era aplicada em duas doses orais com vírus ativo, passará a contar também com duas injeções de vacina inativa. A Vacina Inativada Poliomielite (VIP) se destinará a bebês de dois e quatro meses de idade, e as gotinhas serão usadas nos reforços, aos seis e aos 15 meses.

Conforme o Ministério da Saúde, mesmo quem já tiver sido imunizado, mas ainda estiver dentro da faixa até cinco anos, deve comparecer à rede pública acompanhado dos pais ou responsáveis. É importante os pais não esquecerem de levar a carteirinha de vacinação dos filhos.

Joinville