icone facebookicone twittericone instagram

 

JORNADA SOBRE PRÉ-NATAL
Maternidade Darcy Vagas promove encontro na sexta

A Maternidade Darcy Vargas realiza na sexta, a 4ª Jornada de Perinatologia. A iniciativa pretende promover a integração e a capacitação dos profissionais de saúde da Rede de Atenção Básica de nove cidades do Norte-Nordeste de SC. O objetivo principal do encontro é discutir ações e intervenções do período pré-natal aos primeiros dias de vida do recém-nascido. O evento ocorre das 8 às 17 horas, na Univille. Inscrições podem ser feitas até amanhã pelo deptmdv@saude.sc.gov.br.

 

 

 

ARTISTAS ITINERANTES
Dia de promover saúde aos circences

O artista de circo que tem uma lona e vai de cidade em cidade divertindo a criançada deve ser o maior beneficiado do evento que acontece com a classe circense e agentes de saúde, hoje e amanhã, em Florianópolis.

O Ministério da Saúde adverte: Circo faz bem à saúde, receba o circo de braços abertos é o nome do evento, que tem oficinas e palestras com o principal objetivo de divulgar o direito à saúde da população circense no país.

O acesso à saúde de malabaristas e palhaços, por exemplo, foi garantido pela Portaria nº940 de 28 de Abril de 2011 do Ministério da Saúde, que prevê o cadastramento no SUS para artistas de circo, ciganos e toda a população itinerante que não consegue acessar serviços públicos de saúde.

– Muitas vezes os hospitais não atendem esse público por falta de residência fixa. A norma vem regulamentar algo explícito na Constituição, que é a garantia universal ao atendimento de saúde – observou o produtor da Associação Cultural Pé de Vento Teatro, responsável pela produção local do evento, Fábio Roberto Will.

O produtor cultural lembra que o Ministério da Saúde vai emitir cartões do SUS nos dois dias de evento para quem tiver interesse.

gabriela.rovai@diario.com.br


DENGUE
Butantan faz testes com nova vacina
Expectativa é de que experimento dure cerca de um ano e medicamento esteja à venda até 2015

O Instituto Butantan espera iniciar em um mês, em São Paulo, os testes em voluntários para o desenvolvimento de uma vacina brasileira contra o vírus da dengue. A expectativa é de que até 2015 o medicamento seja colocado à venda no País.

O médico imunologista Jorge Kalil, um dos responsáveis pela vacina, diz que o início dos primeiros testes com seres humanos depende apenas da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Esta é a segunda fase da pesquisa, que teve início a partir de um produto desenvolvido desde 2005 em laboratórios norte-americanos.

– Pretendemos iniciar em 30 dias essa nova etapa, que deve se prolongar por seis meses – afirma Kalil.

Ele explica que a terceira fase será aleatória, com testes cegos em pessoas expostas a áreas com altos índices de casos de dengue, em experimentações que vão durar outros seis meses.

– Depois disso, se tudo ocorrer como o planejado, enviaremos um dossiê para os órgãos de saúde para posterior aprovação – explica Kalil.

No País, outra vacina que está sendo testada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur mostrou capacidade para proteger contra três das quatro cepas virais causadoras da doença.

 

São Paulo