GERAIS
Nova regra dá escolha a pacientesA partir de hoje, qualquer pessoa – desde que maior de idade e plenamente consciente – pode decidir, antecipadamente, se quer ou não prolongar um tratamento em fase terminal. Uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), q ue deve ser publicada hoje no Diário Oficial da União, garante o direito do paciente definir, junto ao seu médico, os critérios sobre o uso de tratamentos considerados invasivos ou dolorosos em casos nos quais não exista qualquer possibilidade de recuperação

ARTIGOS
Agenda de saúde, por Ana Jeanette Lopes de Haro*

Nesta sexta-feira, dia 31, comemora-se o Dia do Nutricionista, um profissional cada vez mais importante para garantir que a palavra alimentação seja um sinônimo de saúde e de qualidade de vida. Atualmente, o nutricionista ocupa posição de destaque frente aos desafios impostos pelos hábitos alimentares da sociedade moderna, tanto em relação à qualidade quanto à quantidade de alimentos ofertados e/ou ingeridos, e isso nos mais diversos ambientes: restaurantes, creches, indústrias, supermercados, hospitais e clínicas, dentre outros.

São extremamente preocupantes os crescentes índices de sobrepeso e obesidade entre a população, principalmente a infantil. Conforme recente pesquisa realizada pelo IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, o sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre cinco e nove anos de idade, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos, 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Entre os 20% mais ricos, o excesso de peso chega a 61,8% na população com mais de 20 anos.

Diante deste quadro, aumenta a responsabilidade do nutricionista em sua missão de promover, manter e recuperar a saúde, sem a perda do prazer que toda a refeição deve proporcionar. Em sua atividade, o profissional leva em consideração todos os aspectos relacionados à alimentação, buscando desvendar os fatores ambientais e antecedentes genéticos que representam a tendência à obesidade e doenças. Sem omitir a responsabilidade do paciente no tratamento, ele cria uma relação de cumplicidade e parceria na procura por uma vida mais saudável.

O espaço conquistado por esse profissional pode ser constatado no número de inscritos no Conselho Regional de Nutricionista da 10ª Regional (CRN 10), que abrange todo o Estado de Santa Catarina. Hoje, somos mais de 3 mil. Já as instituições de ensino superior que oferecem o curso de bacharel em Nutrição passaram de duas para 13 em pouco menos de 15 anos.

* Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas