icone facebookicone twittericone instagram

 CÂNCER DE PRÓSTATA
Nova droga traz bons resultados

Estudo publicado na revista científica New England Journal of Medicine revela resultados promissores de uma nova droga para o tratamento de câncer de próstata, denominada de Enzalutamida.

O estudo, conhecido como Affirm Trial, incluiu 1.199 homens com câncer de próstata metastático que não responderam ao tratamento tradicional, conhecido como “castração”, que significa a diminuição nos níveis de hormônio masculino no organismo (testosterona) através do uso de medicamentos ou pela remoção cirúrgica dos testículos, já tratados com quimioterapia.

Da amostra, 800 pacientes receberam a medicação Enzalutamida e 399 tomaram placebo. O grupo tratado com a nova droga obteve uma média de sobrevida de cinco meses a mais do que o grupo do placebo com uma redução de 37% no risco de morte.

Além disso, todos os escores referentes à qualidade de vida, incluindo a dor, revelaram melhoras para os pacientes tratados com a nova droga, bem como a maioria dos pacientes foram beneficiados nos primeiros três a seis meses de tratamento.

A droga também revelou menos efeitos colaterais que outras existentes no mercado.

De acordo com o oncologista Luiz Bruno, do Instituto do Câncer Mãe de Deus, a Enzalutamida bloqueia os receptores da testosterona nas células cancerosas, gerando a sua morte.

 

São Paulo

 

 

SEM ATENDIMENTO POR 12 HORAS

O atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Biguaçu voltou ao normal às 14h30min de ontem depois de 12 horas suspenso. O problema ocorreu depois do rompimento de uma caixa d'água, que teria molhado várias partes do prédio, inclusive a rede elétrica.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado na manhã de ontem para verificar a situação. Eles confirmaram a quebra da caixa d'água, mas não confirmaram o que teria provocado o rompimento.

O secretário de Saúde de Biguaçu, Leandro de Barros, também não soube dizer o que ocorreu com a caixa, mas informou que, mesmo com tantas peças molhadas, nenhum equipamento da unidade foi danificado, e que as equipes da UPA e do Samu continuaram o atendimento aos casos mais urgentes durante o conserto do problema. Segundo ele, por dia, cerca de 250 pessoas são atendidas no local.

 

 


IBOPE
Saúde no topo de ranking

A pesquisa do Instituto Ibope perguntou, também, em que áreas a população de Florianópolis está enfrentando os maiores problemas. A saúde aparece no topo da lista, com 63% de citações entre os entrevistados.

Em seguida, aparecem a educação (41%), a segurança pública (38%) e o transporte coletivo (34%). Logo depois, estão trânsito/mobilidade urbana (25%) e rede de esgoto (21%).

Estes índices representam os três problemas que o entrevistado poderia mencionar.

 

Ficha técnica
Contratante: Grupo RBS
Pesquisa de campo: 28 a 30 de agosto de 2012
Amostra: 805 pessoas
Margem de erro: três pontos percentuais, para cima ou para baixo
Registro: protocolo 00142/2012, no TRE-SC