QUALIDADE DE VIDA
Semana dedicada aos idosos em SC
Até 1o de outubro, entidades promovem festas e palestras no Estado

Começa nesta segunda-feira, em várias cidades do Estado, uma semana de atividades para lembrar a importância de aliar longevidade com qualidade de vida.

Em Joinville, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, a Secretaria de Assistência Social e entidades prepararam uma série de ações para mobilizar a comunidade. O Centro de Convivência do Idoso e outras entidades irão promover momentos de confraternização, com manhãs e tardes dançantes e palestras com orientações sobre saúde e nutrição. A programação começa na segunda à tarde, mas a abertura oficial está marcada para a manhã de terça-feira, no Sesc. O encerramento será no dia 1o de outubro, Dia Internacional do Idoso.

Blumenau faz campanha de prevenção a quedas

Em Blumenau, a Rede de Atenção Integrada à Saúde do Idoso promove, também a partir de segunda-feira, a Campanha de Prevenção de Quedas na População Idosa. O objetivo é conscientizar sobre os cuidados e deveres com as pessoas acima de 60 anos, principalmente na melhoria da qualidade de vida em relação à prevenção de acidentes.

Atividades para alertar sobre os danos causados pelas quedas serão promovidas nos terminais urbanos e na Rua XV de Novembro. A campanha vai contar ainda com uma roupa especial, que simula a dificuldade de locomoção dos idosos.

Os assassinos e a impunidade

Uma estatística trágica continua assustando os médicos e profissionais de saúde que atuam no Hospital Celso Ramos, de Florianópolis. É de 80% a média de cirurgias de emergência ali realizadas em consequência de acidentes. De um lado, lamentam pelo sofrimento dos pacientes. De outro, indignação por casos notórios de irresponsabilidades. E, finalmente, de profunda consternação por envolver, quase sempre, vítimas que nenhuma relação têm com as ocorrências.

Ao lançar a campanha de conscientização no trânsito, a presidente Dilma Rousseff (PT) fez um apelo aos congressistas para que aprovem logo os projetos que tornam mais rigorosa a legislação penal. Inadiável para punir irresponsáveis e assassinos que, embriagados, invadem calçadas e residências, ferindo e matando criminosamente.

Segundo a ministra Ideli Salvatti, a presidente Dilma também está perplexa com os números. Só não assina medida provisória com lei mais rígida porque não pode. O Brasil está em trágico quinto lugar em número de mortes de trânsito no mundo.

Neste domingo, médicos pediatras comemoram o seu dia, em Florianópolis, com a blitz intitulada “Nunca dirija alcoolizado”. Curioso é que na atual campanha política fala-se muito em mobilidade urbana, mas nada sobre a chacina no trânsito, que continua enlutando milhares de famílias. Ignora-se a existência de ideias ou propostas. As prefeituras poderiam dar efetiva contribuição.

Outra verdadeira chacina é causada pelo aumento sem controle do tráfico de drogas. Agora, com os criminosos usando os menores como escudo protetor para se blindarem na impunidade.