icone facebookicone twittericone instagram

 

Câncer de mama
Motivo de campanha a partir da semana que vem, com incentivo à realização da mamografia, o câncer de mama matou 351 mulheres em Joinville nos últimos dez anos. Só os tumores no estômago e nos pulmões foram mais letais no período.


 


SAÚDE EM XEQUE
Governo admite falta de estrutura
Secretário diz que dossiê dos médicos pegou o governo de surpresa, pois há autorização para contratar 13 cardiologistas

Podem faltar pessoal e medicamentos e a estrutura ter que melhorar, mas não sensibilidade para tratar os problemas. É o que garante o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, frente ao estado de greve em que se encontram os servidores estaduais e de manifestações de classe, como o dossiê sobre o Instituto de Cardiologia, no qual médicos denunciam a carência de profissionais e de material na instituição.

Diante da possibilidade de greve que atingiria também os hospitais, o secretário reuniu-se com os diretores da rede pública. Quis saber como está a mobilização. O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde Público Estadual e Privado de Florianópolis (SindiSaúde) vem promovendo paralisações de uma hora nas instituições.

Ontem, o atendimento eletivo foi suspenso no ambulatório do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), no Hospital Infantil Joana de Gusmão e Governador Celso Ramos.

– Estamos conversando sobre as necessidades, mas fomos surpreendidos pelas denúncias dos médicos. O conselho gestor da Secretaria de Saúde havia autorizado a contratação de 13 cardiologistas, o que deve amenizar a situação no Instituto do Coração – informou o secretário, ao ressaltar que também o Hospital Infantil Joana de Gusmão vai receber 14 pediatras.

angela.bastos@diario.com.br guilherme.santos@diario.com.br

ÂNGELA BASTOS E GUILHERME LIRA

 

 


SAÚDE EM XEQUE
Há médicos concursados

Sobre as denúncias no Instituto de Cardiologia, o diretor do Hospital Regional de São José, Jamil Cheren, conta que existe uma demanda de médicos concursados, que terão 30 dias para dizer se vão ocupar estas vagas.

Outra queixa apresentada no dossiê é a falta de medicamento. O diretor confirma o problema e acredita que a situação vinha se agravando nas últimas semanas. Sobre os dois médicos que tiveram que comprar medicamentos por conta própria, ele disse que a situação foi excepcional.

O Instituto de Cardiologia deve passar por uma reforma, mas para o diretor, a estrutura não é o maior problema do lugar, que tem uma média de 40 atendimentos por dia.

A Secretaria de Saúde anuncia que o hospital passará a contar com 150 leitos, sendo 40 na UTI.

– Se você comparar com emergências de hospitais gerais, não é um número grande, mas a cardiologia é uma área cujo o atendimento é mais demorado.

 


LEITE CONTAMINADO
Problema em 10 amostras

Diferentemente do que foi publicado na edição de ontem pelo Diário Catarinense, das 177 amostras de produtos da marca Holandês produzidos entre 18 e 21 de setembro, e coletados entre os dias 22 e 23 de setembro, 10 continham nitrito e nitrato além do padrão aceitável.

O resultado indicou a contaminação de lotes de queijo, leite e iogurte da marca. Os dados foram divulgados na quinta-feira pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). De acordo com o diretor técnico da Cidasc, João Manoel Marques, a estimativa é de que se conclua o trabalho de análise de 185 amostras restantes até a próxima terça-feira.

A Holandês foi interditada no domingo passado. Segundo a Vigilância em Saúde de Santa Catarina, foram 26 casos registrados de intoxicados pela ingestão de produtos à base de leite da marca. A suspeita é de um problema de resíduo no processo de limpeza de uma das tubulações da pasteurização do leite.

Liberação só depois da conclusão dos laudos

Em nota, a Holandês afirmou que das 177 amostras analisadas, 12 apresentaram presença das substâncias – enquanto para a Cidasc, foram duas a menos.

A empresa reforça ainda que as amostras restantes recolhidas entre os dias 23 e 26 de setembro estão negativas para nitrito e nitrato, “o que significa que as medidas de correção tomadas pela empresa surtiram efeito e não haveria mais contaminação por nitrito e nitrato nos produtos da marca”.

De acordo com a Cidasc, só haverá a liberação da empresa após a conclusão dos laudos e a análise completa dos resultados.

A intoxicação por nitrito e nitrato pode levar à morte se não for tratada a tempo. Entre os principais sintomas de contaminação pelas substâncias estão arroxeamento da região em volta dos lábios e falta de ar.


 

 

DOAÇÃO DE RIM
Em um só dia, três transplantes

Um feito inédito em transplantes de rim ocorreu ontem, em Blumenau. Num único dia, três pessoas receberam transplante do órgão.

A boa notícia ocorreu um dia depois do Dia Nacional da Doação de Órgãos. Os pacientes foram atendidos no Hospital Santa Isabel, referência neste tipo de procedimento no país.

SC está no topo do ranking de doadores no país. Nos primeiros quatro meses de 2012, o Estado registrou 26,9 doadores por milhão de habitantes, quase o dobro do índice nacional. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, Santa Catarina aumentou em 29% este tipo de cirurgia no sistema público.

Em números, apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram 277 transplantes nos quatro primeiros meses de 2012, ou seja, são 63 procedimentos a mais do que no mesmo período no ano passado. Somente em setembro, conforme dados da Renal Vida, foram realizados quatro transplantes de rim, de um total de 48 neste ano.

 

Blumenau

 

 

ARTIGOS
Valorização para envelhecer saudável, por Osvaldina Zucco Weber *

O aumento da expectativa de vida é uma das grandes conquistas da humanidade e também um dos maiores desafios. Em 2025, a população idosa brasileira será a sexta maior do mundo e, em 2050, o planeta terá 2 bilhões de idosos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais de 80% deles estarão vivendo em países como o Brasil.

Entre os fatores que contribuíram para o aumento da expectativa de vida estão o progresso da ciência e da medicina, as vacinas, os investimentos em medicamentos e em saneamento básico, assim como os programas e políticas públicas voltados para esse grupo populacional. Contudo, ainda há muitos desafios.

A valorização e a qualidade de vida também são muito importantes para um envelhecimento saudável. E é justamente este o papel da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), criada em 2004 pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A atividade da PPI consiste em visitas mensais às casas de pessoas idosas. São feitas por pessoas da comunidade, devidamente capacitadas. A cada visita, o líder da PPI – como são chamadas as pessoas que desenvolvem este trabalho – atua de forma a promover o bem-estar social e emocional da pessoa idosa.

É um trabalho voluntário e ecumênico. A PPI está atenta em relação às pessoas mais fragilizadas e em situação de abandono e pobreza. Um dos objetivos das visitas é ouvi-las e levar uma mensagem de carinho, amor e esperança. Em situações de vulnerabilidade, os órgãos competentes são informados.

Em Santa Catarina, a PPI está em seis dioceses, com 446 líderes comunitários e 2.796 idosos acompanhados. Neste domingo, dia 30, às 9h30min, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro), haverá missa na Catedral Metropolitana de Florianópolis.

 

* Coordenadora estadual da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI)