icone facebookicone twittericone instagram

Jefferson Saavedra
ALTA COMPLEXIDADE
Ministério da Saúde aceitou pedido da Secretaria de Estado da Saúde e credenciou o Hospital Regional de Joinville para serviços de alta complexidade em cirurgias cardíacas e procedimentos endovasculares (também ligados à circulação). É um serviço importante para um hospital referência em cardiologia. Em parte dos casos, não há como remover os pacientes para outra cidades, dada a urgência da necessidade do procedimento cirúrgico. O Regional está praticamente pronto para fazer as intervenções e, segundo o diretor Renato Castro, já dá para iniciar na segunda. A portaria do credenciamento foi divulgada ontem.

 

 


 

 

SERVIÇO PÚBLICO
Greve da Saúde começa na terça-feira em Joinville

Servidores estaduais que atuam na área da Saúde em Joinville decidiram aderir à greve estadual da categoria. A paralisação deve começar na próxima terça-feira. A greve deve impactar o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e Maternidade Darcy Vargas. A negociação é com o governo do Estado.


 


PRODUTOS CONTAMINADOS
Sai hoje a decisão sobre futuro da fábrica

Representantes da Vigilância Sanitária estadual e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) discutiram ontem à noite os resultados da análise dos produtos da empresa de laticínios Holandês.

A decisão sobre o futuro da fábrica de Biguaçu, na Grande Florianópolis, será divulgado hoje.

Os resultados que determinarão as medidas de segurança a serem tomadas em relação à fábrica chegaram à Cidasc na última terça-feira. Segundo o veterinário da empresa, Luiz Simas Custódio, a suspeita é que o alimento tenha sido contaminado por um resíduo no processo de limpeza de uma das tubulações da pasteurização. A fábrica foi fechada no dia 22 de setembro por suspeita de contaminação – 25 crianças e um adulto apresentaram sintomas de intoxicação.

A empresa reforçou que as amostras restantes recolhidas entre os dias 23 e 26 de setembro tiveram resultado negativo para nitrito e nitrato,

Laudos parciais confirmaram a presença de nitrito e nitrato além do padrão aceitável em 10 amostras, das 177 coletadas, de lotes de de queijos, leite e iogurtes produzidos entre 18 e 21 de setembro.

 

Biguaçu

 

 

 

Campanha foca prevenção a queda entre pessoas idosas

A passagem do Dia Nacional e Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, marcou o início de uma série de atividades, promovidas pelo governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais, visando à saúde dos idosos, parcela da população que, segundo o IBGE, já corresponde a 10,5% da população catarinense. O foco das autoridades de saúde é a prevenção de acidentes domésticos, principal causa de internação hospitalar entre as pessoas da terceira idade.

De acordo a Secretaria de Saúde, as quedas estão entre as maiores causas de internações entre as pessoas com 60 anos ou mais, camada da população que já se aproxima de 700 mil em todo o estado. Todos os anos, cerca de 1.200 idosos procuram os hospitais do Estado somente devido a fratura de fêmur. Destes, 50% adquirem seqüelas que prejudicam a locomoção e 20% vão a óbito seis meses depois em decorrência do acidente.

Para reverter este quadro, a secretaria deflagrou a campanha “Envelhecer Com Saúde Prevenindo Quedas” visando difundir informações para a melhoria da qualidade de vida na terceira idade. A meta, de acordo com o secretário adjunto da Saúde, Acélio Casagrande, é reduzir as taxas de internação hospitalar por fratura de fêmur para 2% ao ano para esta faixa etária. “Equipes do programa Estratégia Saúde da Família estão visitando as casas para levar orientações sobre a necessidade da adoção de medidas de prevenção e para a realização do exame de densiometria óssea, importante para o diagnóstico prematuro da osteoporose”.

A visita das equipes, que incluem médicos, enfermeiros e agentes comunitários, tem ainda como objetivo realizar um levantamento do número de idosos por município, dado que servirá de base para o agendamento dos exames. Em uma segunda etapa, explicou Casagrande, as equipes do programa trabalharão a humanização do tratamento junto às unidades hospitalares. “Os idosos têm a garantia de acompanhante em caso de internação, direito que precisa ser observado pelos hospitais”, disse. Outras medidas incluem o estabelecimento de parcerias com escolas, grupos de convivência e conselhos municipais do idoso e a distribuição de material informativo nos postos de saúde.

A importância da prevenção
Os agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família ressaltam que as quedas podem ser o indício de problema de saúde. Idosos que sofreram uma ou mais quedas no período de um ano devem procurar orientação medica.
As medidas de prevenção a acidentes incluem a instalação de barras de apoio e pegadores nas paredes das residências e a colocação no chão de tapetes e faixas antiderrapantes. É recomendado ainda a eliminação de degraus e o reforço na iluminação de todos os cômodos da casa. “A intenção é que esta campanha, que deve abranger 80% da população catarinense, se torne permanente, oferecendo mais qualidade de vida aos idosos e suas famílias”, anunciou o secretário. (Alexandre Back)