POSTOS DE SAÚDE
Insulina ainda em falta
Estoque do remédio do tipo regular está comprometido. O de NPH está
normalizado

O estoque de insulina tipo NPH já foi normalizado nos postos de saúde de Joinville, depois de um mês de falta. O do tipo regular ainda está abaixo do necessário. O problema para o desabastecimento, segundo informações da Secretaria de Saúde, é a falta de fornecimento do Ministério da Saúde, que está mudando o sistema de entrega. O último lote encaminhado para a cidade foi em julho.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram adquiridos 3,3 mil frascos do medicamento usado para tratamento de diabetes, quando a necessidade é de 5 mil mensais. A Secretaria Estadual de Saúde deve enviar outro lote na próxima semana e regularizar a situação.

O Ministério da Saúde teria enviado apenas 150 unidades da insulina tipo regular, em média três para cada posto de saúde, enquanto o consumo na cidade seria de pelo menos 400 por mês.

Por meio da assessoria de imprensa, o ministério informou que ocorreu atraso de dois meses na entrega do medicamento, que é importado da Noruega. Conforme foram chegando ao Brasil, os frascos foram liberados gradativamente. Além disso, os medicamentos precisam passar por avaliação da Anvisa. Os dois tipos de insulina podem ser retirados gratuitamente nas farmácias com o selo “Aqui Tem Farmácia Popular”.

PROTEÇÃO
Saúde faz alerta a idosos
Ministério destaca a importância de manter a caderneta de vacinação em dia

Na Semana Nacional do Idoso, o Ministério da Saúde alerta para a importância de se manter em dia a caderneta de vacinação de pessoas com mais de 60 anos e garantir um envelhecimento ativo.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa foi criada em 2007. Com o documento em mãos, o paciente pode registrar informações importantes sobre a sua saúde, como controle de peso, glicemia e medicação utilizada.

Segundo o ministério, a vacina contra a gripe, por exemplo, protege contra os três principais tipos de vírus que circulam no hemisfério Sul. Dados indicam que o grupo dos idosos é o que mais apresenta complicações provocadas pela doença.

Outras imunizações que constam na caderneta do idoso são contra a hepatite B e a febre amarela e também a pneumocócica 23-valente (para pacientes com indicações nos centros de referência de imunobiológicos especiais). As doses são distribuídas pelas unidades básicas de saúde.

O ministério ressaltou que cada vacina segue um esquema diferenciado e é necessário que o paciente complete o ciclo determinado para cada uma. No caso da hepatite B, é preciso tomar três doses – a segunda, 30 dias após a primeira e a terceira seis meses depois.

SEM DOSES
Falta insulina em Joinville
Estoque do tipo regular está abaixo do indicado por falta de fornecimento do Ministério da Saúde

O estoque de insulina tipo NPH já foi normalizado nos postos de saúde de Joinville, depois de um mês de falta. O tipo regular ainda está abaixo do necessário. O problema para o desabastecimento, segundo informações da Secretaria de Saúde, é a falta de fornecimento pelo Ministério da Saúde. O último lote encaminhado para a cidade foi em julho.

O estoque de insulina tipo regular continua abaixo do necessário. O Ministério da Saúde teria enviado apenas 150 unidades, em média três para cada posto de saúde. Enquanto o consumo na cidade é de 400.

Ministério justifica que houve atraso de dois meses

O Ministério da Saúde, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que ocorreu atraso de dois meses na entrega do medicamento. Os frascos de insulina são importados da Noruega. Conforme foram chegando ao Brasil, as doses foram liberadas gradativamente. Além disso, os medicamentos precisam passar por avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os dois tipos de insulina podem ser retirados gratuitamente nas farmácias com o selo Aqui Tem Farmácia Popular.

Joinville