ERVIDORES DA SAÚDE
Com greve, não há negociação
Encontro realizado ontem em Joinville, não avança, e paralisação continua

O encontro de ontem entre o secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, e os grevistas terminou com duas definições e uma certeza. O governo não vai negociar enquanto houver paralisação, mas acenou com a possibilidade de um encontro na terça-feira com os sindicalistas. Na reunião, ele também deixou claro que o governo não está disposto a conceder a gratificação pedida pelos grevistas. A conversa ocorreu no salão da capela Papa João 23, no Iririú. O encontro foi organizado pela Igreja Católica, com a presença de representantes da comunidade e vereadores.

Dalmo disse que está disposto a conversar com o sindicato, mas que a gratificação é um dos itens que não irão entrar nas negociações. O reajuste já foi descartado pelo Estado sob a alegação de que não há recursos suficientes para aumentar a folha de pagamento. Dalmo voltou a defender a meritocracia como solução para premiar quem trabalhar mais. Mas o discurso não convenceu muito os grevistas que estavam na reunião.

A solução apontada pelo secretário foi um retrocesso no posicionamento do governo ao aceitar que os funcionários que quiserem podem fazer hora extra e assim garantir uma renda maior.

Ele admitiu que o aumento pode ser entre 50% e 75% no salário ao trabalhar horas a mais. Nas contas do secretário, é muito mais lucrativo, do ponto de vista da administração, contratar três funcionários com 30 horas semanais do que pagar hora extra para dois.

Veja matéria

SERVIDORES DA SAÚDE
Sindicato questiona carga horária

As considerações do secretário Dalmo de Oliveira foram rebatidas pelo sindicato. A secretária estadual do SindSaúde, Edileuza Garcia Fortuna, destacou que não é possível continuar uma carga horária maior e que não está em negociação a horaplantão (hora extra).

A matemática do governo do Estado para aceitar a hora-plantão (que é mais cara que o tempo normal) e não reajuste foi questionada pelo sindicato, já que o pedido é de gratificação igual à dada aos servidores da Secretaria da Fazenda, que chega a R$ 3,6 mil.

Veja matéria

Visor- Rafael Martini

NOVEMBRO AZUL
Saem as lâmpadas cor-de-rosa, símbolo do combate ao câncer de mama, entra a tonalidade azul. O que pouca gente sabe é que significa apoio à campanha de prevenção ao diabetes, já que o dia mundial para falar sobre a doença é 14 de novembro. A partir da próxima quarta-feira, a Sociedade Brasileira de Diabetes em Santa Catarina estará no Floripa Shopping realizando testes gratuitos de glicemia.

Jornal Diário de Notícias- Criciúma

Veja matéria Diário de Notícias