220 CASOS DE AIDS NO ANO
Depois da queda no ano passado, os casos de aids voltaram a subir em Joinville agora em 2012. A Secretaria de Saúde de Joinville registrou até ontem 220 novos casos. São situações em que os portadores do HIV já desenvolveram a doença. Em todo o ano passado, a cidade teve 198 ocorrências. Portanto, ainda que reste pouco mais de um mês para o fim do ano, a aids já teve avanço de 8%. Há dois anos, a cidade cadastrou 230 casos da doença. Desde meados da década de 80, quando surgiram as primeiras notificações da aids, a doença matou 1.654 pessoas em Joinville.

Estudo da dengue
Em estudo divulgado ontem pelo Ministério da Saúde sobre cidades em situação de risco da dengue, Joinville aparece em situação “satisfatória”, isto é, está fora da lista de 77 municípios de alto risco. Mas a cidade precisa se manter atenta. No ano passado, foi registrado o primeiro caso contraído em Joinville.

100 focos
Joinville tem mais motivos para preocupação. Neste ano, foram detectados 100 focos de larvas do mosquito da dengue, segundo a Saúde. Mais da metade deles, 57, foi encontrada nos bairros Aventureiro, Floresta, Itinga e Santa Catarina.

Os desfibriladores
Depois de dois anos, foi regulamentada a lei que obriga a disponibilidade de desfibrilador em locais de circulação pública em Joinville. A lei vale para todos os locais com movimentação de mais de duas mil pessoas por dia. Nenhuma autoridade deu um pio ainda sobre a obrigação