ARTIGOS
Políticas públicas sobre drogas, por Ismael dos Santos

*A problemática do uso de substâncias psicoativas está presente na maioria dos municípios catarinenses, atingindo todas as camadas sociais. Em decorrência disto, os usuários e dependentes químicos constituem o que vem sendo um problema de ordem social e de saúde pública.

Como se sabe, o uso e abuso de drogas interfere nas relações familiares, profissionais e sociais e gera impactos nas políticas de saúde, segurança e educação. Traçar as melhores estratégias tem sido o desafio aos diversos atores da sociedade, merecendo esforços concentrados e intervenções efetivas por parte de todos os agentes sociais e pelas diferentes esferas governamentais.

A dependência química alcançou patamares assustadores no país, agravados pelo avanço do crack e suas repercussões sobre as questões relacionadas à violência e à saúde, além da alteração dos cenários urbanos.

O governo de Santa Catarina, em parceria com a Assembleia, entendendo que o tema merece ser tratado de forma diferenciada, buscou um diálogo intersetorial, envolvendo basicamente as secretarias de Segurança, Justiça, Educação, Saúde e Assistência Social. O resultado ficou cristalizado no 1º Encontro Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas, um debate promovido na semana passada com a presença do governador, de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

O evento foi um marco histórico no desenho de uma linha mestra para as ações, sinalizando os caminhos e rumos do Estado para uma ação coordenada, sintonizada e sem estigmas no combate e na prevenção às drogas. A assinatura do Termo de Ajuda Mútua de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado traduz a determinação para novas estratégias e ações na prevenção, na repressão e no financiamento público de vagas em comunidades terapêuticas para a reabilitação de dependentes.

* DEPUTADO ESTADUAL, PRESIDENTE DA FRENTE PARLAMENTAR DE COMBATE E PREVENÇÃO ÀS DROGAS