Já são 103 focos da dengue
Secretaria alerta para cinco bairros onde há mais concentração

Chega a 103 o número de focos da dengue em Joinville, segundo o Programa de Controle à Dengue na cidade. Até o dia 11 de novembro, haviam sido encontrados 95 focos. Os últimos foram achados nos bairros Aventureiro, Zona Industrial e Floresta. Os três estão entre os cinco bairros com maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Os outros bairros que têm grande concentração são Itinga e Santa Catarina. A preocupação da Secretaria Municipal da Saúde é justamente em alertar a população que vive nestas áreas sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

A coordenadora do Programa de Controle à Dengue, Bárbara Nied, ressalta que nenhum morador pode se descuidar. “O calor, que tem se intensificado, e as fortes chuvas típicas do verão propiciam o desenvolvimento de novos focos. É importante cuidar para que vasos, pneus e outros objetos não acumulem água”, alerta a coordenadora. Nos vasos de plantas deve ser colocado areia e é importante não deixar tonéis e barris d’água destampados.

Segundo o Ministério da Saúde, Santa Catarina e Rio Grande do Sul não apresentaram nenhum caso grave de dengue até novembro deste ano. Outros Estados brasileiros somaram 3.774 casos graves da doença.

“Mesmo com este ótimo índice, a população não pode descuidar da atenção ao mosquito. A dengue leva à morte”, destaca Bárbara.