Empenho da dupla

Ontem, ao entregar em Florianópolis 19 ambulâncias ao Samu de 17 cidades, Colombo reconheceu que a saúde é um dos maiores desafios do serviço público, por causa de entraves como a defasada tabela do SUS e também por causa da estrutura. Mas o governador está determinado a olhar para a setor. O vice Eduardo Moreira está visitando hospitais estaduais junto com o secretário Dalmo de Oliveira.

FORÇA RESTABELECIDA

Confirmado à frente da Secretaria da Saúde por mais um ano, Dalmo de Oliveira discursou ontem na solenidade que marcou uma nova arrancada do setor na administração estadual.

Veja matéria

Visor

TEM DENGUE
Com a confirmação de um foco do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, em Palhoça, já são 36 casos. A região que mais preocupa é o Oeste.

Em Chapecó, já são 10 focos confirmados este ano. Xaxim, em segundo lugar, já detectou oito. Em relação ao mesmo período de 2012, o número de casos já é nove vezes maior.

Samu
Região recebe ambulâncias

Os municípios da Grande Florianópolis receberam,ontem, novas ambulâncias para o Samu (Serviçode Atendimento Móvel de Urgência). Os veículos foramentregues pelo governador Raimundo Colombo e beneficiam as cidades de Florianópolis, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e São José. Outras regiões do Estado também foram atendidas. O investimento, com recursos do Ministério da Saúde, é de R$ 2,3 milhões. Desde o ano passado, o Governo do Estado vem investindo na aquisição de novas ambulâncias e, com mais esta entrega, o Samu de Santa Catarina está com mais de 40% da frota renovados.
Ao destacar o trabalho dos profissionais do Samu,o governador avaliou que o sistema de saúde no Estado, e em todo o país, é um dos maiores desafios do serviço público. Segundo ele, o setor sofre com problemas estruturais como a histórica defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), e conjunturais, decorrentes da adequação da estrutura existente. “Mesmo assim, Santa Catarina se destaca nos serviços de atendimento direto aos pacientes e o Samu é exemplar e eficiente nesse trabalho”, afirmou Colombo. O veículo entregue para Biguaçu chegou em ótima hora, de acordo com o coordenador do Samu no município, Orlando Rafael Andrade. O serviço de urgência atende cerca de 150 ocorrências por mês em uma extensão que abrange também Governador Celso Ramos e Antônio Carlos. Na alta temporada, a preocupação aumenta, porque além dos moradores, os turistas também entram nas estatísticas. “A nossa ambulância já estava no limite da quilometragem, quando começaram os gastos com a manutenção, agora teremos pelo menos três anos para trabalhar sem este incômodo”,
garantiu o coordenador.

Estado renova a frota do Samu com a entrega de 19 ambulâncias

A Grande Florianópolis, o Meio Oeste e o Vale do Itajaí estão entre as regiões contempladas. O Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina está com mais de 40% da frota renovados. Desde o ano passado, o governo vem investindo na aquisição de novas ambulâncias e na manhã desta quinta-feira (10), o governador Raimundo Colombo , acompanhado do vice, Eduardo Pinho Moreira e do secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira entregou mais 19 ambulâncias para 17 municípios de cinco macrorregiões: Grande Florianópolis (Florianópolis, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, São José), Sul (Garopaba, Tubarão, Imbituba, Turvo, Forquilhinha), Vale do Itajaí (Ascurra, Itajaí, Blumenau), Foz do Rio Itajaí (Bombinhas) e Meio Oeste (Fraiburgo, Videira e Concórdia). Florianópolis e Blumenau receberam dois veículos cada.O investimento, com recursos do Ministério da Saúde, é de R$ 2,3 milhões.

Ao reconhecer e elogiar o trabalho dos profissionais do Samu em Santa Catarina, o governador Raimundo Colombo avaliou que o sistema de saúde aqui no Estado e em todo o país é um dos maiores desafios do serviço público. Segundo ele, o setor sofre com problemas estruturais como a histórica defasagem da tabela SUS, e conjunturais, os decorrentes da adequação da estrutura existente. “Mesmo assim Santa Catarina se destaca nos serviços de atendimento direto aos pacientes e o Samu é exemplar e eficiente nesse trabalho. Manter a estrutura funcionando em plenas condições é fundamental para garantir cada vez mais qualidade e segurança aos pacientes”, afirmou Colombo.

O veículo entregue para Biguaçu chegou em ótima hora, de acordo com o coordenador do Samu no município, Orlando Rafael Andrade. O serviço de urgência atende cerca de 150 ocorrências por mês numa extensão que abrange também Governador Celso Ramos e Antônio Carlos. Na alta temporada, a preocupação aumenta, porque além dos moradores, os turistas também entram nas estatísticas. A ambulância nova e equipada com os itens de suporte básico para os primeiros atendimentos representa segurança e até economia. “A nossa ambulância já estava no limite da quilometragem, quando começam os gastos com a manutenção, agora teremos pelo menos três anos para trabalhar sem este incômodo”, garantiu o coordenador.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, Santa Catarina está com todas as ambulâncias do Samu em circulação nas oito macrorregiões. O Estado conta com 124 ambulâncias, 102 são de suporte básico, administradas pelos municípios e outras 22 de estrutura avançada, sob a gestão do governo. “Ano passado entregamos 30 ambulâncias, hoje mais 19 e outras três devem chegar ainda este mês, com estes números chegamos a marca de mais de 40% da frota renovada. Vamos continuar trabalhando para que todas as regiões sejam contempladas de forma igual”, informou o secretário.