Visita de Colombo
As principais demandas na saúde são reformas no Hospital Regional e troca da cobertura da Maternidade Darcy Vargas. Na visita de Colombo a Joinville na sexta, serão anunciadas quais obras do pacote serão realizadas. Quanto aos cargos da SDR, Simone quer conversar com os partidos antes das trocas.

DENGUE EM JARAGUÁ

A Secretaria de Saúde confirmou mais quatro novos casos de dengue em Jaraguá do Sul. Já são cinco na cidade. Dos seis pacientes que estavam sendo monitorados, apenas um deu negativo.

DEPENDÊNCIA QUÍMICA
SP começa a internar à força
Alckmin diz que atos compulsórios serão raros, mas programa ainda divide opiniões

Um ano após a ocupação policial da cracolândia, na região da Luz, Centro da capital paulista, o governo de São Paulo começou ontem o programa de internação compulsória de usuários de drogas, já adotado no Rio de Janeiro. A medida define que um plantão judiciário avaliará se os dependentes devem ser levados a tratamento, mesmo contra a vontade.

O programa gerou ontem protestos e confronto de opiniões entre o governador do Estado, Geraldo Alckmin, do ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão e até do prefeito de Bogotá (Colômbia), Gustavo Petro, no País para um evento do Instituto Lula.

O governo afirma que a internação compulsória só será indicada a dependentes químicos cujo estado de saúde seja grave e que, comprovadamente, não tenham consciência de seus atos.

“Dependência química é doença, como apendicite, pneumonia. Precisa de tratamento. Tem casos que se trata no consultório, ambulatorialmente, e tem casos de internação”, defendeu Alckmin, que esclarece que as internações compulsórias serão raras.

Atualmente, o Estado dispõe de 691 leitos para esse tratamento e, segundo Alckmin, outros 500 serão entregues até 2014.

Na contramão, o diretor executivo do Instituto Sul-americano de Governo em Saúde, Temporão se disse contrário a “políticas autoritárias” criadas “no afã de responder à pressão da opinião pública”.

Já Petro criticou a “perda de liberdade” dos usuários. A capital colombiana adotou o tratamento por meio da oferta controlada de drogas com acompanhamento médico. “É muito mais eficaz do que a legalização das drogas.”

REMANEJAMENTO
Instituto de Cardiologia reabre leitos e emergência

A sala de medicação da emergência e 24 leitos na clínica médica foram reabertos ontem no Instituto de Cardiologia (IC), em São José. Todos os pacientes que ficavam no pronto-socorro já foram encaminhados para a internação. A informação é do secretário-adjunto de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.

Os quatro leitos fechados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão reabertos em até 15 dias, segundo previsão do secretário-adjunto. Hoje, apenas seis leitos funcionam. Para a reabertura é preciso que os funcionários sejam capacitados.

O IC deverá receber 150 funcionários, número ideal para Casagrande. Destes, 106 trabalhavam no vizinho Hospital Regional e pediram transferência para o IC. Eles já começaram a capacitação com duração de 20 dias.

O restante poderá pedir transferência voluntária e não será necessário fazer convocações. Casagrande calcula que até 21 de fevereiro, os 150 funcionários estarão trabalhando no IC. O secretário-adjunto garantiu que nos próximos meses, 10 novos leitos serão inaugurados.

São José