Confirmados cinco casos de dengue

A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Joinville confirmou na sexta-feira cinco casos de dengue em Joinville. Todos importados:três de Rondônia e dois do Rio de Janeiro. Segundo Jeane Regina Vieira, gerente da Unidade de Vigilância em Saúde, apesar do crescente número de focos da larva do mosquito transmissor, a doença está controlada.

Em 2013, foram encontrados em Joinville 15 focos do Aedes aegypti: cinco no bairro Floresta, dois na Zona Industrial e um nos seguintes bairros: Santa Catarina, Anita Garibaldi, Itaum, Glória, Atiradores, Costa e Silva, Nova Brasília e São Marcos.

Dos 15 focos, a situação é a seguinte: 74% foram encontrados em armadilhas, o que é considerado bom pela Secretaria da Saúde. 26% foram encontrados em outros locais, como pequenos depósitos ou lixo.

A gerente da unidade explica que é preciso continuar com as medidas de prevenção e combate ao mosquito. “Sempre eliminar ou corrigir possíveis criadouros, como caixas-d’água, bombonas, tonéis e depósitos.

A volta do pró-labore e dos médicos credenciados são duas opções em estudo pelo secretário Dalmo para tentar atrair – ou reter – profissionais na rede estadual. Dar um reajuste significativo, como fez Joinville em 2011, não está em análise.

Visor - Rafael Martini

BOM DE BOCA
O Prêmio Brasil Sorridente, concedido anualmente desde 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) aos municípios que se destacaram na implantação de Políticas Públicas de Saúde Bucal, já está recebendo inscrições. Em 2012, três catarinenses ficaram entre os cinco melhores classificados em suas categorias: Porto União (até 50 mil habitantes), Criciúma (até 300 mil habitantes) e Florianópolis (acima de 300 mil habitantes). Os projetos podem ser inscritos no Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), em Florianópolis.