Saúde da Família
A esperança da Secretaria de Saúde de Joinville é implantar já em fevereiro a carga horária de oito horas do Programa Estratégia Saúde da Família, denominação atual do Saúde da Família. Devido à jornada de sete horas, Joinville está perdendo R$ 840 mil mensais desde outubro – o governo federal exige oito horas.

Visor- Rafael Martini

PREVENÇÃO DESDE CEDO
As crianças que passarem pelo ambulatório do Hospital Infantil Joana de Gusmão, a partir dessa semana, sairão de lá com um gibi da Turma da Mônica. Mas não é uma revistinha da tradicional coleção assinada por Mauricio de Sousa. As quatro histórias são focadas na prevenção de queimaduras. Por ano, são atendidas pelo menos 200 casos de crianças vítimas de acidentes domésticos apenas no Joana de Gusmão.

Veja

CHAMADO
Hemosc faz campanha para doaçãoNo verão, é comum ocorrer uma grande redução no número de doações de sangue. Por este motivo, durante todo o mês de fevereiro o Hemosc promove uma campanha para aumentar o número de doações.

Segundo o Hemosc, normalmente, a quantidade de sangue coletada e armazenada é suficiente para suprir a demanda de transfusões.

Porém, no período em que as pessoas costumam tirar férias (no verão e no mês de julho) e, principalmente durante os dias de Carnaval, o estoque fica bastante reduzido.

O Hemosc garante que o doador não está exposto a nenhum perigo e não sente dor durante a doação, além de ser acompanhado por um profissional da saúde durante todo o procedimento.

Dúvidas comuns
Quem pode ser um doador?
Pessoas entre 16 e 67 anos que pesem mais que 50 quilos, não tenham sido submetidas a cirurgias recentes e com boa saúde.
Quanto tempo depois de uma cirurgia a pessoa poderá doar?
Depende da extensão da cirurgia. O tempo pode variar de três meses a um ano.
Quanto tempo dura a doação?
O tempo médio é de até 55 minutos, porém, a doação é feita em aproximadamente 12 minutos.

Como o doador deve se preparar para o procedimento?
Estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas quatro horas, não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses, não estar com febre, gripe ou resfriado, se mulher, não estar grávida, amamentando ou ter tido parto normal ou aborto há menos de três meses. Em caso de cesárea, seis meses.
Pessoas com tatuagem ou piercing podem doar?
Com piercing, aguardar três dias após a colocação do adereço. Com tatuagem, aguardar 12 meses.
Se eu tive alguma doença posso doar?
Não pode ter tido hepatite, doença de chagas, sífilis e Aids. Hipertensos podem doar dependendo da situação avaliada em entrevista clínica e diabéticos que não façam uso de insulina.
Eu preciso estar em jejum para doar?
Não é aconselhado doar sangue em jejum prolongado. Pela manhã, tomar café leve e sem alimentos gordurosos. À tarde, doar duas horas após o almoço e não se alimentar com alto teor de gordura.
Informações:
http://www.hemosc.org.br/ ou

Colunista Carlos Damião

Proteção

As crianças que passarem pelo ambulatório do Hospital Infantil Joana de Gusmão, a partir desta semana, sairão de lá com um gibi da Turma da Mônica. Mas não é uma revistinha da tradicional coleção assinada por Mauricio de Sousa. As quatro histórias protagonizadas pela Mônica e sua turma são focadas na prevenção de queimaduras, um dos mais graves problemas que afetam a infância no Brasil.