DOAÇÃO DE SANGUE
Hemosc alerta para o estoque baixo

Durante o verão e no período do Carnaval, é comum uma queda no número de doações de sangue em Santa Catarina. O estoque baixo de bolsas de sangue, principalmente de tipagens negativas, preocupa o Hemosc. No feriadão de Carnaval, com o aumento de acidentes e outras ocorrências, existe uma demanda maior na procura de sangue, ainda mais na Capital, quando a população duplica. Informações de como ajudar pelo telefone (48) 3251-9700.

HOSPITAL RUTH CARDOSO
Atendimento somente para pacientes do município

A prefeitura de Balneário Camboriú avisou que, daqui a 90 dias, vai suspender o atendimento para moradores de outros municípios no Hospital Municipal Ruth Cardoso. A medida foi tomada, segundo a secretária de Saúde da cidade, Paula Piccoli, porque a prefeitura não tem mais condições de arcar com os custos. Na semana passada, uma comitiva da prefeitura esteve na Secretaria de Estado da Saúde para buscar uma solução de como proceder quando moradores de cidades vizinhas procuram atendimento no hospital.

– Recebemos várias ambulâncias, do Samu e das prefeituras, além de pessoas que vêm com veículo próprio. Teve uma época em que tinha até linha de ônibus de outras cidades direto para o Ruth Cardoso. Fomos ver com a Secretaria de Saúde para onde direcionar estes pacientes. Precisamos urgentemente dar essa orientação. A secretária disse, também, que a cidade já pediu ajuda do Estado várias vezes, sem sucesso.

Segundo a secretária, o hospital atende, em média, 6 mil pessoas por mês. Destes, pelo menos 50% são de cidades vizinhas. Sobre uma possível parceria com estes municípios, ela disse que já foi discutida várias vezes em reuniões entre os governantes, mas ninguém teria se disposto a ajudar. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, ainda não há uma resposta definitiva sobre o assunto e não tem previsão para isso.

Nova vistoria

A Vigilância Sanitária vai a campo hoje para verificar a quantas andam as oito escolas estaduais interditadas em Joinville. Pelas informações preliminares, talvez três delas possam ser liberadas. A fiscal Lia Abreu lamenta a ausência do secretário Eduardo Deschamps (Educação) em Joinville. “Ele deveria vir aqui ver o estado das escolas. Não adiantam paliativos, maquiagem, é preciso iniciar as reformas”, diz Lia. O governo do Estado tentou fazer as reformas de forma emergencial, sem licitação, mas desistiu da ideia.

Hospital Ruth Cardoso ameaça fechar as portas

Balneário Camboriú - O impasse do Hospital Municipal Ruth Cardoso continua. A prefeitura já avisou que, daqui a 90 dias, vai suspender o atendimento para moradores de outros municípios. A medida foi tomada, segundo a secretária de Saúde da cidade, Paula Piccoli, porque a prefeitura não tem condições de arcar com os custos. Na semana passada, uma comitiva da prefeitura esteve na Secretaria de Estado da Saúde para buscar uma solução de como proceder quando moradores de cidades vizinhas procuram atendimento no hospital.