ANIVERSÁRIO DO REGIONAL
Novos equipamentos de presente
Hospital ganhou três aparelhos de anestesia avaliados em R$ 300 mil

O Hospital Regional de Joinville completou 29 anos na sexta-feira. Para marcar o aniversário, a Secretaria de Estado de Saúde entregou três equipamentos de anestesia à unidade, avaliados em R$ 300 mil.

O investimento é uma forma de o Estado mostrar que está fazendo sua parte mesmo diante do desgaste sofrido com a falta de médicos no início do ano, que levaram o Ministério Público Federal a entrar com ações cobrando providências.

Os equipamentos entregues na sexta fazem parte dos investimentos de R$ 1 milhão que a secretaria afirma ter feito nos últimos seis meses no hospital. O dinheiro custeou, ainda, a compra de equipamento de videocirurgia, três máquinas de ultrassom e bisturis elétricos. O Estado afirma ter investido R$ 2,26 milhões no hospital desde 2011, quando o governador Raimundo Colombo iniciou o mandato.

O secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, fez a entrega dos aparelhos de anestesia à direção do Regional. Um dos principais alvos das ações judiciais por problemas no atendimento, Dalmo reafirmou na cerimônia que o hospital passará por ampliações e reformas, que vêm sendo anunciadas há pelo menos dois anos.

A reforma das alas A, B e C e a ativação de salas cirúrgicas que estão fechadas estão na fase final de elaboração do projeto que dirá como devem ser feitas as obras.

A ampliação, mais complexa e estimada em R$ 32,5 milhões, prevê a construção de uma nova área de 8 mil m2, que terá 150 leitos de internação e quatro salas cirúrgico-ambulatoriais. A ampliação está na fase de licitação para a elaboração do projeto. Por requerer outras etapas burocráticas, não há prazo para essas obras começarem na prática.

HOSPITAL SÃO JOSÉ
Heliponto deve ficar pronto em 4 meses
O heliponto do Hospital São José, previsto em projeto desde 2004 e prometido pelo menos desde 2006, será construído pela Autopista Litoral Sul, concessionária que administra a BR-101 em SC. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, que se reuniu com engenheiros da empresa na sexta-feira para definir o plano de ação para a obra. A previsão divulgada pela secretaria é de que o heliponto fique pronto em quatro meses.

A estrutura será construída sobre o último andar do Complexo Ulysses Guimarães, ala iniciada há mais de oito anos e que está em fase de acabamento. Um novo piso deve ser feito na estrutura para poder receber aeronaves. Além do local de pouso, a Autopista também comprará os dois elevadores que permitirão levar os pacientes da cobertura do complexo aos outros andares, principalmente ao pronto-socorro.

O investimento é uma boa notícia, principalmente para os policiais da 2ª Companhia de Aviação da Polícia Militar de Joinville, segundo o comandante do serviço, o major Nelson Coelho. Atualmente, o helicóptero da companhia – que faz dois resgates em média por dia, a maior parte no Norte do Estado – tem de pousar em um heliponto improvisado no estacionamento do hospital. O local foi providenciado no início do ano passado. Antes, a aeronave pousava em um terreno baldio e uma ambulância levava o paciente ao hospital.

SAIBA MAIS

O heliponto vai permitir que pacientes sejam transportados da aeronave para o hospital em questão de segundos, que podem ser cruciais no resgate de vítimas graves. O heliponto também evitará transtornos gerados hoje.

Visor- Rafael Martini

VELHINHAS
A Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (Fahece), gestora destas duas unidades de saúde, completou ontem 19 aninhos.

Câncer

Presidente da Fundação de Apoio do Hemosc e Cepon (Fahece), Tertuliano Brito, recebeu uma boa notícia do Centro Administrativo. No dia 22 de março, Raimundo Colombo assinará convênio para liberar R$ 15 milhões. Serão aplicados no término das obras do hospital, com novos centros cirúrgicos para intervenções de alta complexidade.