OPINIÃO DE A NOTÍCIA
Pelo hospital São José

A campanha Eu Abraço o São José não tem a pretensão de resolver todos os problemas do maior hospital de Joinville. Os organizadores também não criaram a mobilização porque consideram que o poder público não está fazendo sua parte. Nada disso. Mais ainda do que a busca de uma receita de pelo menos R$ 1 milhão para compra de equipamentos, uma providência importante – podem vir daí os computadores necessários para completar a informatização –, a campanha quer aumentar o comprometimento da sociedade com o São José, uma maior identificação de Joinville com seu principal hospital. Enfim, fazer a cidade abraçar o tradicional Zequinha. Está aí o principal motivo para a participação na campanha. A busca de recursos é a face mais visível e prática. Mas buscar o maior envolvimento da população, o melhor conhecimento das condições e possibilidades do hospital, assim como a importância do São José para Joinville, é a meta principal da campanha da Acij.

Claro que os administradores devem continuar buscando oferecer um melhor atendimento. Afinal, são os próprios gestores os primeiros a afirmar que a gestão precisa melhorar, em ação mais importante do que a busca de mais recursos. Um trabalho cuja a campanha Eu Abraço o São José, pela mobilização que provocará, se tornará ainda mais urgente. Afinal, Joinville mostrará de vez sua vontade de ver um São José melhor.

GRIPE A EM JOINVILLE
Vacina já está nas clínicas particulares
Nos postos de saúde, campanha está prevista para 15 de abril

Com as temperaturas baixando, não demora muito para aparecerem os primeiros casos de gripe. A boa notícia é que neste ano a vacina contra o vírus Influenza, entre eles o H1N1, que provoca a gripe A, chegou mais cedo às clínicas particulares. A prevenção está disponível há cerca de 15 dias. Já a campanha nos postos de saúde está prevista para começar em 15 de abril.

A vacina contra a gripe A já pode ser encontrada em Joinville nas clínicas Curumim, Salutare, Clinigem e Bambini (confira o quadro com os endereços e preços). Segundo as enfermeiras responsáveis pelo setor de vacinação destas clínicas, as pessoas já estão procurando. Empresas e órgãos governamentais também estão em busca de convênios para vacinar seus colaboradores.

Nos postos de saúde, o calendário de vacinação do Ministério da Saúde está mantido. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Aline Costa da Silva, a campanha vai ocorrer entre 15 e 26 de abril. O Dia D vai ser em 20 de abril, um sábado.

Aline explica que os grupos de risco permanecem os mesmos: população com 60 anos ou mais; crianças com menos de dois anos; gestantes e mulheres que recém tiveram bebê e profissionais da saúde. Adultos entre 20 e 40 anos permanecem de fora, já que o Ministério da Saúde entende que nesta faixa etária as pessoas são menos vulneráveis ao vírus H1N1.