DENGUE
Chegam a 67 os focos da larva do mosquito

O Programa de Controle da Dengue da Secretaria da Saúde de Joinville já identificou 67 focos de larvas do mosquito transmissor da doença desde janeiro até ontem à tarde.

O bairro Floresta lidera o ranking com 19 focos; em seguida vêm o Distrito Industrial, com oito; bairro Santa Catarina, com seis; e bairro Vila Nova, com cinco. Os bairros São Marcos, Itaum, Nova Brasília e Anita Garibaldi contabilizam quatro focos cada um. Na terça, foi encontrado o primeiro foco no Centro.

A coordenadora da Vigilância Ambiental e do Programa de Controle da Dengue, Thaísa Kulevicz, pede que os moradores redobrem os cuidados com objetos que possam acumular água. “As chuvas e o calor intenso desses primeiros meses do ano favorecem o desenvolvimento de novos focos do mosquito”, explica.

Segundo Thaísa, a preocupação aumenta com a epidemia de dengue no Paraná. Até agora, todos os casos de dengue diagnósticos em Joinville são importados, ou seja, o paciente contraiu a doença em outro local.

ORIENTAÇÕES
Programa Municipal de Combate da Dengue/Secretaria Municipal da Saúde. Telefone (47) 3432- 2337
PRINCIPAIS CUIDADOS PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO
- Manter o terreno da residência, empresa ou comércio limpo, sem depósito de entulhos nem garrafas abertas.
- Os pratos de vasos de plantas devem conter areia.
- As calhas devem ser limpas.
- As plantas que acumulam água devem ser lavadas em jato uma vez por semana.
- Os recipientes utilizados para ofertar água aos animais devem ser esfregados uma vez por semana.
- As caixas-d’água devem ficar tampadas.
- Os lixos e materiais recicláveis devem ficar cobertos.