Mais cesáreas em Joinville

Desde 2008, quando as cesarianas ultrapassaram os partos normais em Joinville, a diferença só vem aumentando. Hoje, 55 em cada 100 partos em Joinville são por meio da cesárea. Há dez anos, as cesáreas respondiam por pouco mais de 40% dos partos. Nos hospitais privados, a proporção das cesarianas é maior.

Vier bem

10 MOTIVOS PARA COMER AVEIA

Estudos comprovam a eficácia do grão na redução do colesterol e na prevenção de doenças como a hipertensão e até o câncer

Com alto teor de proteínas, rica em fibras solúveis e insolúveis e repleta de sais minerais e vitaminas, a aveia é o grão mais nutritivo entre todos os cereais, incluindo o trigo, a cevada, o arroz e o milho. Por seus benefícios à saúde e comprovada atuação no combate a doenças como hipertensão e diabetes do tipo 2, o alimento foi classificado em 1997 como “funcional” pela Food and Drugs Administration (FDA), órgão do governo dos EUA que controla alimentos e medicamentos.

De lá para cá, várias pesquisas comprovaram os efeitos benéficos do cereal, já chamado de melhor amigo das artérias e do coração. No Brasil, porém, o consumo se limita a pouco mais de 250 gramas ao ano por habitante, volume 15 vezes inferior ao registrado em países como Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca, reconhecidos pela longevidade e pela qualidade de vida da população.

Estudioso da aveia por mais de 30 anos, Elmar Luiz Floss, criador do Instituto de Ciências Agronômicas (Incia), reconhece que há um longo caminho a ser percorrido até que o grão ganhe a notoriedade devida. “Já tentamos enviar um projeto para o Congresso com a intenção de inserir a aveia na merenda escolar, mas o assunto morreu”, conta.

O grande desafio, na visão de Floss, é retirar da aveia o estigma de que ela deve ser consumida como mingau, um alimento que, segundo ele, “não tem aceitação”. A aversão acaba privando a população de um remédio natural para o corpo.

O segredo da aveia está concentrado na fibra alimentar solúvel conhecida como beta-glicano (B-glicano), que, além de diminuir o colesterol no sangue, previne doenças do coração. “A aveia ‘sequestra’ o colesterol do intestino e aumenta a secreção nas fezes”, observa Ênio Cardillo Vieira, nutrólogo, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais.

O cereal serve de alimento para as cerca de mil espécies de micro-organismos que vivem no intestino humano. O produto da fermentação são substâncias que diminuem a possibilidade de incidência de câncer no intestino grosso. O beta-glicano acelera ainda os movimentos de contração do aparelho digestivo. Assim, o bolo alimentar passa mais rapidamente pelo intestino. E quanto menor esse perío­do, menor é a probabilidade de que as toxinas ali contidas causem câncer intestinal e de reto, observa Floss.

E se não bastasse, a aveia auxilia no emagrecimento, já que proporciona uma sensação prolongada de saciedade. Isso também é importante para os diabéticos, já que mantêm os níveis de açúcar sob controle. As fibras da aveia permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, regularizando a liberação de insulina e reduzindo os picos de glicemia.