FIBROSE CÍSTICA
Por um tratamento mais fácil
Hospital Infantil de Joinville passa a contar com ambulatório para cuidar de pacientes com fibrose cística pelo SUS

A pequena Pérola Maria Vieira, de cinco anos, não se assusta com o corredor de um hospital. O local tem portas coloridas, é limpinho e conta com médicos e enfermeiros que, ao cumprimentar, dão um abraço e um beijo. Ela chegou a arriscar até alguns passos de balé para os novos profissionais que vão começar a cuidar de sua saúde. Uma simpatia que impressiona. E uma tranquilidade invejável.

Seus pais, o supervisor Edson Benedito Vieira, 46, e a dona de casa Cláudia Aparecida Vieira, 32, também estão mais tranquilos. Eles começaram o tratamento gratuito de fibrose cística, doença crônica da qual Pérola é portadora, no Hospital Materno-infantil Dr. Jeser Amarante Faria.

Este é o primeiro tratamento da doença via Sistema Único de Saúde (SUS) de Joinville. E promete ser uma referência no Estado.

Antes, explicou o pai, o plano de saúde colaborava para que o tratamento não custasse tão caro para a renda da família. Era feito em um consultório particular da cidade. “Pelo menos a cada dois meses, íamos a um médico diferente. Além da sessão a cada duas ou três vezes por semana de fisioterapia”, explicou. A mãe deixou de trabalhar para cuidar e acompanhar as consultas da filha. “Agora, é muito mais fácil. A gente vai somente a um lugar, no Hospital Infantil, onde todas as consultas estão sendo realizadas em uma manhã. Além de que ela vai se sentir mais à vontade com a mesma equipe médica”, complementou Edson.

O novo ambulatório específico do Hospital Infantil foi inaugurado em fevereiro. O serviço do tratamento multidisciplinar funciona todas as sextas-feiras durante a manhã, e sete profissionais atendem aos pacientes.

Cada um tem um consultório. O principal objetivo é facilitar as consultas e melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença e dos familiares. “Antes, muitos precisavam se deslocar para Florianópolis ou Curitiba para realizar o tratamento. Hoje, eles podem fazer todas as consultas diretamente no hospital”, explicou o pneumologista pediátrico e um dos coordenadores do novo ambulatório, Tiago Neves Veras.

Segundo ele, a criação da nova ala era um desejo antigo da equipe de médicos. Foram necessários quatro anos de estudo em centros de referência para preparar a estrutura física, a equipe, analisar a demanda. Hoje, o hospital já conta com 22 pacientes de fibrose em apenas dois meses de funcionamento. Por enquanto, todos eles moram em Joinville. Mas a expectativa é de que pacientes de outras cidades da região se inscrevam e passem a se tratar no Hospital Infantil.

caroline.stinghen@an.com.br

CAROLINE STINGHEN