EMERGÊNCIA
Cinco casos de dengue em Chapecó
Último registro foi confirmado ontem e 11 pessoas estão sob suspeita

Foi confirmado ontem à tarde o quinto caso de dengue contraída em Chapecó. A doença foi identificada em um jovem seminarista de 20 anos, no Bairro Santo Antônio. Diante de 11 outros casos sob suspeita, um técnico do Ministério da Saúde deve ser enviado ao município.

Somente ontem, foram confirmados outros quatro casos da doença no município. Antes destes, uma mulher de 42 anos procurou a rede pública de saúde, no dia 12 de abril. Foi a primeira pessoa a contrair dengue dentro de Santa Catarina neste ano. Os casos até então registrados vieram de outros estados.

Todos os registros são do Bairro Santo Antônio, com 10 mil moradores. Um mutirão está retirando o lixo e a ordem é esvaziar os potes.

– Manter água parada é crime de saúde pública – afirmou o prefeito em exercício, Luciano Buligon, que decretou emergência.

Buligon afirmou que o decreto dá poder de polícia aos agentes de saúde para que entrem nos estabelecimentos comerciais e residências à força, se necessário. A situação é considerada epidêmica, pelo número de focos.

O município deve contratar mais 60 a 70 agentes e toda a estrutura da prefeitura está voltada para combater o mosquito Aedes aegypt. A Defesa Civil também entrou no combate.

darci.debona@diario.com.br

DARCI DEBONA | Chapecó