HOSPITAL SÃO JOSÉ
Energia será interrompida

O abastecimento de energia do Hospital Municipal São José será interrompido por algumas horas entre hoje e amanhã. A interrupção hoje começa às 8 e termina às 17 horas. Os pacientes agendados para tratamento na quimioterapia e radioterapia e para consultas oncológicas terão seus procedimentos remarcados.

Amanhã, o corte será feito entre as 8 e as13 horas, e os exames da radiologia serão interrompidos durante o período. Os pacientes farão esses procedimentos em outras unidades de saúde da cidade, encaminhados pelo Samu.

Setores de alta complexidade como UTI, CTI, emergência, centro cirúrgico e unidade renal não serão afetados. O desligamento da subestação interna do Hospital São José será feito para a realização da troca de transformadores. O serviço tem como objetivo a melhoria e ampliação da capacidade energética da instituição.

DENGUE
Mais três casos confirmados

A confirmação de três casos de dengue autóctone em Itapema – adquirida dentro do município – acionou o sinal de alerta em toda a região. Esta é a primeira vez que esse tipo de transmissão ocorre no Litoral e a segunda no Estado, que até abril deste ano era considerado livre de transmissão interna da dengue. Chapecó foi a primeira cidade a registrar casos, em abril. Até ontem, eram seis na cidade do Oeste. Com os pacientes de Itapema, o Estado registra nove casos de dengue autóctone.

As vítimas de Itapema, que não tiveram os nomes divulgados, tiveram a doença descoberta em março. Todos são jovens, foram tratados e passam bem, segundo com a Secretaria de Saúde.

A gerente de Vigilância e Zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica no Estado (Dive), Suzana Zeccer, disse que a diferença entre os casos de Itapema e de Chapecó é a proporção. No Litoral, a contaminação das três vítimas ocorreu no mesmo bairro, a Meia Praia, que concentra 25 dos 28 focos da larva do do mosquito da dengue na cidade.

A volta do repasse
Como a exigência de mais uma hora na carga foi cumprida, o Ministério da Saúde voltou a repassar para o Saúde da Família de Joinvllle, coisa de R$ 750 mil por mês (era mais, mas como houve redução em agentes, caiu). Desde outubro, nada vinha.

Sem surto
A Vigilância Epidemiológica de Joinville negou ontem a ocorrência de surto de coqueluche. Neste ano foram registrados seis casos, contra quatro no mesmo período do ano passado. Mas com a queda na temperatura, a Saúde recomenda cuidado com as crianças

Certa pressa
A Secretaria de Saúde de Joinville vai procurar o MP para ver se é viável contratar anestesistas por processo seletivo. Seria uma forma de atender à demanda agora, pois o concurso vai levar uns seis meses. O número de cirurgias está caindo no São José depois de rescisão com clínica, a pedido do MP.