SÃO JOSÉ
MELHORIAS NO SÃO JOSÉ

A instalação do novo transformador da subestação de energia elétrica do Hospital São José foi concluída ontem à tarde. Para a instalação, o fornecimento foi interrompido e procedimentos remarcados.

CONTRA A GRIPE
Ainda falta vacinar 71 mil em Joinville
Com baixa procura, Ministério da Saúde prorroga campanha até 10 de maio

Ministério da Saúde recomenda a adoção de medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação por influenza. É importante lavar as mãos com água e sabão com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz.

A vacinação contra a gripe foi prorrogada até 10 de maio. O Ministério da Saúde decidiu dar mais duas semanas para os grupos de risco se imunizarem, já que o objetivo é atingir 80% da meta. Em Joinville, 36% das pessoas foram imunizadas até a última segunda-feira, o que corresponde a 39 mil vacinações. A Secretaria de Saúde de Joinville disponibilizou mais de 110 mil doses para os grupos de riscos a meta é imunizar 88 mil pessoas. “Os dados de terça e quarta ainda não foram computados, mas a gente acredita que estamos chegando perto dos 40%”, disse a gerente das unidades de Vigilância em Saúde, Jeane Vieira. A população indicada para a vacina gratuita deve procurar uma das 55 unidades de saúde e a sala de vacinação central que fi ca na rua Itajaí. Os idosos ainda têm a opção de encontrar a imunização em postos volantes que funcionam das 8h30 às 11h30. “As unidades de saúde estão abertas conforme a nossa rotina. Os documentos a serem levados são a carteira de vacina e a de identidade”, orienta Jeane. O Ministério da Saúde recomenda aos municípios e Estados que não atingiram a cobertura adequada que intensifi quem as ações para que as pessoas sejam imunizadas, inclusive com abertura dos postos de vacinação aos sábados. A vacinação é gratuita para crianças entre seis meses e menores de dois anos, idosos, gestantes, mulheres que tiveram bebê recentemente e portadores de doenças crônicas. A infl uenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, é transmissível e tem tendência a se disseminar facilmente em epidemias. Os casos graves da doença evoluem para a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e podem levar ao óbito.

ALERTA À NOVA GERAÇÃO
Pressão alta vira fantasma para 5 milhões de crianças
Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) direciona campanha para prevenção da doença partindo da divulgação nas escolas

Hábitos de uma infância mais sedentária e propensa à obesidade aumenta o índice de crianças e adolescentes com doenças antes comuns apenas em adultos. A hipertensão, popularmente chamada de pressão alta, é uma delas. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que 8% da população infantil brasileira já seja hipertensa, o que corresponde a 5 milhões de crianças.

Para um alerta sobre os riscos da doença, a SBC promove hoje uma série de palestras preventivas no maior colégio estadual de Santa Catarina, o Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis.

A atividade é uma prévia da programação do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que será lembrado na sexta-feira. A campanha deste ano é especialmente dirigida às crianças e aos adolescentes. Segundo a entidade médica, na maioria das vezes a família nem sabe que os filhos pequenos têm a doença. Isto porque não há cultura de medição da pressão arterial na infância e adolescência.

A pressão alta ocorre pela soma da propensão genética, aliada aos maus hábitos alimentares e à falta de exercício. O representante estadual do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC, Jamil Cherem Schneider, observa que a ocorrência da doença na infância cresceu nessa geração, que pouco se movimenta e se alimenta de lanches com grande frequência, os chamados fast food.

Insegurança em grandes cidades favorece sedentarismo

– O sedentarismo vem crescendo pela insegurança das cidades. Ao invés de brincar na rua, com atividades que movimentam o corpo, como antigamente, as criança agora ficam mais dentro de casa vendo televisão e jogando vídeo game. Isso se agrava com a dieta inadequada de pratos ricos em sal e gordura, excesso de consumo doces e aumento de peso. O resultado é mais crianças com hipertensão – diz o cardiologista.

Entre as ações da campanha, a SBC também disponibilizou uma cartilha no site www.cardiol.br para professores utilizarem como material didático em sala de aula.

ALERTA À NOVA GERAÇÃO
Um futuro preocupante

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que em 2040 o Brasil vai liderar o ranking mundial em população com doenças cardiovasculares. Esses adultos são as nossas crianças de hoje, com menor expectativa de vida.

Em Santa Catarina, dados atuais sobre a hipertensão não constam nas estatísticas da Secretaria de Estado da Saúde. São registradas apenas as consequências deste mal, como ocorrências de acidente vascular cerebral, uma das mais graves. A falta de mapeamento também é comum à prefeitura de Florianópolis. Os quadros não distinguem adultos e crianças.

Na sexta-feira a SBC expande as atividades em Florianópolis para todos os públicos. Entre o meio-dia e as 17h30min, haverá medição de pressão arterial e esclarecimentos sobre a doença, no Largo da Alfândega, no Centro da Capital.