CASOS DE GRIPE A
Um confirmado e dois suspeitos
Após a 1ª ocorrência da doença neste ano, Vigilância em Saúde reforça medidas

O primeiro caso do ano de influenza H1N1, a gripe A, foi confirmado na manhã de ontem em Joinville. Uma mulher de 56 anos, que tem diabetes, está internada em estado grave na UTI do Hospital São José. Outros dois casos são monitorados. Um jovem de 18 anos está internado no Hospital da Unimed e um homem de 40 deu entrada na manhã no Hospital Regional com os mesmos sintomas. As amostras de sangue dos dois foram coletadas e enviadas para o Laboratório Central, em Florianópolis. O resultado deve sair ainda nesta semana.

Até ontem, 11 casos de suspeita da doença estão ou já foram monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Sete deles foram descartados, um caso de uma gestante tratava-se de uma gripe comum, um foi confirmado e outros dois aguardam o resultado dos exames, que são feitos na Capital. A mulher que está internada na UTI do São José deu entrada no hospital em 28 de abril. A paciente com doença crônica – além de diabetes, ela tem problemas cardiovasculares – estava desacordada e respirando com ajuda de aparelhos. Segundo a gerente das unidades de Vigilância em Saúde, Jeane Vieira, a paciente não havia tomado a vacina contra a gripe A.

O jovem de 18 anos também está na UTI e respira com o apoio de aparelhos. Segundo Jeane, ele também é portador de uma doença crônica. Na manhã de ontem, um caminhoneiro de 40 anos procurou o pronto-socorro do Regional apresentando os sintomas.

Hábitos de higiene

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Joinville, Aline Costa da Silva, afirma que, como o vírus da gripe pode estar em qualquer lugar, uma das maneiras de combatê-lo é cultivar hábitos de higiene.

A campanha nacional da vacinação contra a gripe vai até 10 de maio. A meta de Joinville é atingir 80% do público-alvo (110 mil pessoas), ou seja, cerca de 88 mil. Conforme Jeane, os idosos foram os que mais aderiram à campanha: 76% já se vacinaram. “Muitas gestantes e, principalmente, portadores de doenças crônicas ainda não se vacinaram”, alertou.

Os 55 postos de saúde e a Sala de Vacinação Central, na rua Itajaí, estão atendendo na campanha em horário comercial. Clínicas particulares aplicam a vacina. Em média, custa R$ 80.

VÍRUS INFLUENZA
Doença chega a Joinville

A Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) já registrou 13 casos de pessoas contaminadas pelo vírus influenza no Estado.

Na manhã de ontem, foi confirmado o primeiro em Joinville, e outros aguardam confirmação na cidade e no Estado. Conforme o gerente de doenças imunopreveníveis, Eduardo Macario, os casos foram registrados em diferentes regiões do Estado, no Sul, Oeste, Centro e Norte. Destes, são cinco casos de contaminação de Influenza A H1N1, seis de Influenza A H3N2 e 2 por Influenza B.

De acordo com Macario, o número de casos segue a estimativa feita pela Dive. Além disso, explica que a preocupação da Vigilância é a vacinação de todas as pessoas do grupo prioritário, além de evitar mortes.

O grupo prioritário é formado por doentes crônicos, idosos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a menores de dois anos e profissionais de saúde.

Em Joinville, o caso confirmado é o primeiro registrado este ano na cidade. A paciente é uma mulher de 56 anos com doença crônica que está internada no Hospital Municipal São José.

Colunistas
CACAU MENEZES

Pedestre
Florianópolis faz parte da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a segurança nas ruas. A cada ano, 270 mil pedestres morrem em acidentes nas vias públicas e nas estradas do mundo inteiro. Segundo a OMS, isso representa 22% de 1,24 milhão de mortes no trânsito registradas anualmente. A agência da ONU pede aos governos que adotem ações concretas para melhorar a segurança dos pedestres. Até dia 12, a campanha Segunda Semana Global da ONU para Segurança nas Estradas prevê eventos em quase 70 países.

Os objetivos são chamar a atenção das autoridades para as necessidades dos pedestres, gerar medidas de proteção e contribuir com a meta da Década Global para a Segurança nas Estradas. O programa visa salvar cinco milhões de vidas entre 2011 e 2020.