CAMPANHA
Último dia para se vacinar
Baixa adesão de gestantes e doentes crônicos preocupa a Secretaria de Saúde

Até ontem, 74.480 pessoas do público-alvo (67,27%) foram imunizadas pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Joinville. A Vigilância em Saúde está preocupada com o baixo percentual de gestantes e doentes crônicos vacinados, pois apenas 3.170 gestantes e 18.388 doentes crônicos, respectivamente, 54,15% e 49,25% do total, procuraram a vacina nas unidades de saúde.

A campanha termina hoje, e mais de 13 mil pessoas ainda precisam receber a vacina para o município atingir a meta de proteger 88.122 pessoas (80%) contra o vírus da influenza.

Maria Goreti Cardoso, enfermeira responsável pelo setor de imunização, afirma que até o momento, os grupos de puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e idosos já atingiram o percentual mínimo de vacinação. “Este grupo mulheres alcançou o ótimo dado de 99,17% enquanto os idosos estão em 80,22%. O grupo de crianças ainda não alcançou a meta e está em 78%, o que significa que ainda há muitos pais que precisam levar suas crianças aos postos de vacinação. Os trabalhadores da saúde atingiram a marca de 70,75%, mas logo devemos, felizmente, atingir a meta desse grupo”, diz Goreti.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Joinville, Aline Costa da Silva, afirma que, como o vírus da gripe pode estar em qualquer lugar, uma das maneiras de combatê-lo é cultivando hábitos de higiene.

“A transmissão do vírus começa antes de aparecerem os sintomas da gripe. Proteger-se contra o frio, lavar as mãos com frequência e usar lenços descartáveis – no caso de espirros e tosses – são medidas fundamentais”, adverte.

Joinville já registra um caso de gripe A neste ano. A paciente de 56 anos é doente crônica, que continua internada no Hospital Municipal São José e não havia procurado a vacina.

Mais três marcas de leite têm venda proibida no RS

Mais três marcas de leite estão com as vendas proibidas no Rio Grande do Sul. Além daquelas já divulgadas pelo Ministério Público do Estado – Líder, Latvida, Mumu e Italac –, a Secretaria da Agricultura do Estado determinou que sejam retiradas de circulação as marcas Hollmann, Goolac e Só Milk, industrializadas pela VRS Indústria de Laticínios, a mesma fabricante da Latvida.

“Embora os exames não tenham revelado resultado positivo de formol nos lotes analisados, entendeu-se que, por segurança, essas marcas devessem ser retiradas dos pontos de venda”, explica Ângela Antunes de Souza, titular da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria da Agricultura (Cispoa).

Todas as operações da VRS foram proibidas ontem, após a revelação de esquema que adicionava ureia e água ao leite durante o transporte. A empresa já havia sido intimada a retirar lotes adulterados de circulação no início de abril, o que foi descumprido.

Visor- Rafael Martini

SANGUE BOM
Diretores da Organização Mundial de Saúde visitaram o Hemosc da Capital, ontem, e convidaram a diretora Denise Gerent para que o Hemocentro de Santa Catarina seja oficialmente um colaborador da OMS. Além do reconhecimento à qualidade técnica da unidade de saúde, equipes participarão de missões mundo afora!