Falta de oftalmo
Um outro problema no Hospital São José além dos anestesistas, tratando-se de especialidades, é na área de oftalmologia. Dos cinco profissionais, quatro desistiram do sobreaviso. Agora, a Prefeitura de Joinville vai abrir contratação.

Vai querer
Depois de tentar conseguir oftalmologistas para o São José, o município vai tentar contratar clínicas para consultas, exames e cirurgias. Desta vez, a Sadalla Amin deverá se credenciar para prestar o serviço. Durante o governo Carlito, não houve interesse.

Visor -Rafael Martini

CARMELA É TOP
A Maternidade Carmela Dutra, de Floripa, foi a vencedora do Prêmio Dr. Pinotti, da Câmara de Deputados, e escolhida para ser o Hospital Amigo da Mulher 2013. Superou vários concorrentes, prova de que a rede pública pode oferecer serviço de qualidade. Por ano, nascem 3,6 mil bebês na Carmela.

GERAL

SAÚDE EM ITAJAÍ
Hospital pode fechar o pronto-socorro

Uma reunião na quarta-feira, em Florianópolis, vai discutir as possibilidades de o Hospital Pequeno Anjo, de Itajaí, receber recursos federais. O encontro vai detalhar os dados colhidos pelo secretário-adjunto da Saúde estadual, Acélio Casagrande, que na sexta-feira foi a Brasília. O Pequeno Anjo ameaça fechar o pronto-socorro em 1o de julho se não houver mais apoio dos municípios e do Estado.

Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis, recebe prêmio nacional de Hospital Amigo da Mulher

A Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis, será contemplada com o “Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher”. Estavam na disputa entidades de todo o Brasil. A premiação ocorrerá em Brasília, no dia 28 de maio, quando se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.

Todos os anos, a Câmara dos Deputados condecora até três hospitais que se destacam nos serviços à saúde feminina. No dia 28, a Maternidade Carmela Dutra receberá o diploma de reconhecimento pelo serviço prestado à mulher e à criança.

Inaugurada em 1955, a Carmela Dutra foi a primeira maternidade pública de Santa Catarina. Ela é referência no atendimento obstétrico e neonatal. Dispõe de 112 leitos para o atendimento obstétrico, ginecológico, oncológico e neonatal. Todos os anos, cerca de 3,6 mil bebês nascem na instituição, conforme destaca o diretor da unidade, Ricardo Maia Samways. São 13,8 mil consultas ambulatoriais, 20,6 mil consultas de emergência e 7 mil internações anuais.

Grupo que melhorar gestão nos hospitais

Três Secretarias de Estado (Saúde, Fazenda e Administração), um Comitê de Gestão Hospitalar e uma das mais renomadas consultorias do mundo (Roland Berger) formam um time capitaneado pelo governador Raimundo Colombo para transformar o modelo de gestão dos 14 hospitais públicos estaduais. O trabalho está em andamento e deve ser concluído até setembro - com acompanhamento posterior de mais um ano. Um profundo diagnóstico já foi concluído e agora os servidores dos hospitais e da Secretaria da Saúde estão sendo ouvidos para colaborar com seu conhecimento. "Os números mostram que a cada ano aumentam significativamente os recursos aplicados na saúde. Temos profissionais comprometidos, mas ainda assim o Estado não está atendendo a contento as necessidades do cidadão. Comprovadamente, o modelo de gestão e os processos estão ultrapassados, e é aí que vamos atacar", explicou o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, um dos coordenadores do PGS - Plano de Gestão da Saúde.

Nesta última quinta-feira, 9, ele esteve com o secretário Derly Massaud de Anunciação (Administração), o secretário adjunto Acélio Casagrande (Saúde) e diretores de seis hospitais da Grande Florianópolis em uma reunião de quatro horas de duração, discutindo os principais gargalos do atendimento, em especial nas emergências. Na próxima semana acontecerão reuniões com a Associação Catarinense de Medicina, com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e com o Ministério Público Estadual. "Além do estudo de melhores práticas em gestão hospitalar no Brasil e no mundo, queremos trazer para junto desse trabalho as entidades que mais conhecem do assunto em Santa Catarina", disse Gavazzoni.

Para Acélio Casagrande, o PGS é um "presente" do Governo para a Saúde. "Queremos ser melhores e agora teremos metodologia para isso" ressaltou.