icone facebookicone twittericone instagram


Teste da Aids
Está em estudo oferecer o teste rápido do HIV nos postos de saúde de Joinville. Hoje, quem quiser fazer o exame pelo SUS, precisa passar pela unidade do Saúde da Família. Ou procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na rua Itajaí.


 


APLICAÇÃO NO SUS
Atendimento negado vai ter registro

A exemplo do que ocorre com os planos de saúde, a rede pública deverá registrar por escrito o motivo da recusa do atendimento, o nome do usuário, a unidade de saúde e a hora em que a negativa ocorreu.

É o que estabelece uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) encaminhada ao governo do Distrito Federal, que sugere um prazo de adequação de 30 dias. Por enquanto, a medida é restrita à rede de saúde do DF, mas a intenção do MPF é ampliar para o resto do país.

– O objetivo é dar mais transparência ao atendimento público e garantir ao cidadão a possibilidade de provar que buscou a assistência sem obter sucesso. É importante para que o próprio gestor público possa identificar e corrigir falhas – explica o MPF em nota.

O órgão faz uma associação com medida imposta pela Agência Nacional de Saúde Suplementar aos planos privados de saúde. Há cerca de um mês, entrou em vigor a decisão da agência que obriga os planos a justificarem, em até 48 horas, a recusa de cobertura de algum procedimento.

 

Brasília