Participação
O Hospital e Maternidade São José de Jaraguá do Sul entregou ampliação ontem. Entre 2004 e 2010, empresas e comunidade bancaram R$ 20 milhões dos R$ 33 milhões investidos. Nesta segunda etapa (centro de diagnóstico e ampliação da oncologia), inaugurada ontem, o São José gastou R$ 5 milhões de recursos próprios.

Sem paralelo
A Prefeitura entrou com R$ 1,2 milhão, e outros R$ 6,8 milhões vieram das empresas e comunidade. É algo do qual Joinville está muito distante, ainda que o São José local tenha campanha de arrecadação. Cerca de 75% dos atendimentos são pelo SUS no São José de Jaraguá – que há dez anos, corria risco de fechar.

JARAGUÁ DO SUL
Um hospital mais moderno
São José inaugurou o único centro de imagem em alta definição do Estado

A região Norte de Santa Catarina recebeu ontem dois novos modernos investimentos na área de saúde. O Hospital São José, de Jaraguá do Sul, inaugurou o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), único do Estado em alta definição, e a ampliação do centro de oncologia. Os dois, juntos, totalizam uma área de 2,5 mil metros quadrados e um investimento de R$ 13 milhões, arrecadados por meio de doações e da Prefeitura de Jaraguá. As duas estruturas passam a atender ao público a partir de hoje.

O CDI possui três aparelhos de raio X, dois tomógrafos, dois ultrassons, um mamógrafo e um aparelho de ressonância magnética de última geração. Somente a máquina de ressonância custou R$ 2 milhões. O mesmo equipamento é encontrado apenas em São Paulo e em Brasília. O diferencial da estrutura oferecida pelo CDI é o diagnóstico em 3D, que poderá ser acessado pelo médico e o paciente por meio de seus computadores pessoais, tablets ou smartphones.

Já o centro de oncologia ganhou 480 m² a mais com três consultórios médicos, duas salas de exames, uma sala de reuniões e um centro de radioterapia. O presidente do conselho deliberativo da Associação Hospitalar São José, Paulo Mattos, explica que os investimentos entregues representam mais uma etapa do plano diretor, estabelecido em 2004 para a revitalização do hospital, quando a unidade tinha uma situação financeira negativa e começou uma modernização da estrutura. De lá para cá foram investidos R$ 33 milhões, com a participação do Governo do Estado, Prefeitura de Jaraguá do Sul, empresas e pessoas físicas.

genielli.rodrigues@an.com.br

Brasil deixará de importar vacina contra a gripe A

A partir de 2015, o Brasil vai produzir toda a vacina contra o vírus da gripe A necessária para atender a demanda nacional. Para a campanha de 2013, o Instituto Butantan, fabricante das vacinas brasileiras, produziu 15% do total aplicado. Para a vacinação em 2015 serão produzidas 44 milhões de doses. Segundo o Ministério da Saúde, a economia com a produção será R$ 225 milhões por ano.