Referência
Sobre o fato de São Francisco ser a cidade que mais manda pacientes para internação no São José de Joinville, a Prefeitura da cidade litorânea aponta o hospital joinvilense como referência em várias especialidades, como neurologia, oncologia e trauma. Por isso o deslocamento para Joinville

REGISTRO DE AVC
Joinville terá banco de dados oficial

Desde ontem, o banco de dados de registro de acidente vascular cerebral (AVC, conhecido como derrame) é oficial, por meio de uma lei municipal assinada pelo prefeito de Joinville, Udo Döhler. Até hoje, o banco de dados era mantido por médicos neurologistas no Hospital São José e era o único da América Latina com atualização contínua.

Agora, todas as unidades de saúde públicas e privadas de Joinville deverão encaminhar as informações sobre a incidência de AVC, mensalmente, à Secretaria da Saúde para que sejam integrados ao banco de dados.

“Com a manutenção deste trabalho, vamos poder determinar curvas de tendência e acompanhar quais regiões apresentam maior incidência da doença. Será possível, por exemplo, priorizar os recursos para as regiões consideradas mais críticas”, disse o médico neurologista Norberto Cabral, coordenador de registro de AVC em Joinville.

O banco de dados foi iniciado em 2005 e pode fornecer informações com confiabilidade científica ao gestor municipal de saúde para alocação de recursos na prevenção, controle e combate à doença. Pela lei, a equipe multidisciplinar responsável pelo serviço terá um médico neurologista, três enfermeiros e um agente administrativo

O QUE PREVÊ A LEI
Fortalecer a prevenção dos casos de AVC.
Avaliar as taxas de incidência, letalidade e mortalidade do AVC.
Contribuir para a diminuição da taxa de internação hospitalar.
Determinar as taxas de prevalência dos fatores de risco cardiovasculares.
MAIS DEZ LEITOS DE AVC NO SÃO JOSÉ
Ontem, a Prefeitura anunciou que o Hospital São José terá mais dez leitos para tratamento de AVC reconhecidos pelo Ministério da Saúde, passando de 11 para 21 leitos. Isto representa o pagamento de R$ 350, dia para cada leito ocupado, totalizando cerca de R$ 2 milhões por ano. “Esta ampliação já foi aprovada no Conselho de Gestores Regionais e será oficializada pelo Ministério da Saúde”, informou o secretário de Saúde, Armando Dias Pereira.
O QUE É O AVC?
A doença é a que mais mata em vários países – entre eles, o Brasil – e é a principal causa de incapacitação no mundo. Denominam-se AVC dois tipos de interrupção da irrigação sanguínea no cérebro: a causada por rompimento de um vaso (AVC hemorrágico) ou por seu bloqueio por um coágulo ou placa de gordura (AVC isquêmico). Em ambas as situações, os neurônios da região atingida morrem, resultando na perda da função correspondente à área. Se ocorrer na que controla a fala, por exemplo, o indivíduo pode até perder essa capacidade.

PARALISIA INFANTIL
Vacinação é prorrogada no Estado

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada em Santa Catarina até a próxima sexta-feira, dia 28 de junho. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a cobertura vacinal no Estado chegou a 90%.

Cerca de 341 mil crianças entre seis meses e cincos anos incompletos foram imunizadas no período de 8 a 21 junho. Dos 295 municípios catarinenses, metade alcançou a meta de 95% de cobertura.

Segundo o gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Eduardo Macário, 382 mil crianças em Santa Catarina pertencem ao grupo a ser vacinado, e destas, 41 mil crianças ainda não foram imunizadas contra a paralisia infantil.

Macário orienta que os pais levem seus filhos com a caderneta de vacinação aos postos de saúde para tomarem as gotinhas até o final desta semana. A vacina está disponível nos postos de saúde, cujo horário de funcionamento é das 8h às 17h.

– Só poderão receber as gotinhas da vacina oral (VOP) as crianças que já tiveram registro das duas doses da vacina injetável contra a pólio – lembra Macário