(Divulgado no Boletim Nacional da PNH n. 135)

No dia 27 de março, o Hospital Waldomiro Colautti, em Ibirama – SC foi espaço da primeira reunião itinerante do colegiado gestor da Secretaria Estadual de Saúde.

A coordenadora regional da PNH Patrícia Campos falou sobre a importância de fortalecer a rede com os municípios, e também do papel do GTH, ofertando apoio a essa rede de saúde. Esse colegiado existe desde 2008 e cerca de 25 pessoas o compõem, com representação de diversas áreas da SES, como saúde da mulher, atenção hospitalar, recursos humanos, ouvidoria, etc. Após a reunião, os participantes conheceram algumas iniciativas de humanização no hospital, como o exercício da diretriz de defesa dos direitos dos usuários do SUS, com uma caixa de sugestões que funciona como ouvidoria da instituição.

O hospital é referência para nove municípios da região e recentemente, mapeou e discutiu com esses municípios as suas demandas, iniciando a articulação em rede. De acordo com a consultora da PNH, o fato da reunião ser itinerante ativa os grupos locais na mobilização das ações. No próximo mês, o encontro do colegiado acontece no Hospital Regional da cidade de São José, na grande Florianópolis. Há previsão ainda de um encontro entre os hospitais e diversos parceiros de humanização.