icone facebookicone twittericone instagram

O que é um CAPS : é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS. É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos psíquicos, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

Objetivos do CAPS: oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e promover a inserção social dos usuários através de ações intersetoriais que envolvam educação, trabalho, lazer, esporte, cultura, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. È um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

Os CAPS visam:

• Prestar atendimento em regime de atenção diária;

• Gerenciar os projetos terapêutico, oferecendo o cuidado clínico eficiente e personalizado;

• Promover a inserção social dos usuários através de ações intersetoriais que envolvam educação, trabalho, esporte, cultura e lazer, montando estratégias conjuntas de enfrentamento dos problemas. Os CAPS também têm a responsabilidade de organizar a rede de serviços de saúde mental de seu território;

• Dar suporte e supervisionar a atenção à saúde mental na rede básica, equipes de Estratégia em Saúde da Família -ESF, PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde);

• Regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental de sua área;

• Coordenar junto com o gestor local as atividades de supervisão de unidades hospitalares psiquiátricas que atuem no seu território;

• Manter atualizada a listagem dos pacientes de sua região que utilizam medicamentos para a saúde mental.

• Funcionamento dos CAPS : de segunda a sexta feira - nos 02 turnos e sem interrupção de horário.

Os usuários que permanecem um turno de 04 horas no CAPS devem receber uma refeição diária; os assistidos em dois períodos (08 horas), duas refeições diárias. A freqüência dos usuários nos CAPS dependerá de seu projeto terapêutico.

• Onde utilizar o recurso : para a manutenção do CAPS, podendo ser gasto em material de consumo, equipamentos, mobiliário, alimentação e transporte dos usuários, pequenas reformas, aquisição de veículo, qualificação e participação da equipe em eventos (cursos, seminários...), participação dos usuários em eventos (encontros, fóruns etc), aquisição de materiais informativos (folder e outros materiais); eventualmente em salários de profissionais do CAPS. Lembre que o recurso está condicionado à produção, portanto, o valor mensal poderá variar.

Importante : estar em tratamento no CAPS não significa que o usuário tenha que permanecer a maior parte do tempo dentro do CAPS. As atividades podem ser desenvolvidas fora do serviço, como parte de uma estratégia terapêutica de reabilitação psicossocial, que poderá ser realizada na comunidade, no trabalho e na vida social.

Como se observa, há um campo extenso de ações que visam a autonomia dos usuários, cujo custeio deve ser garantido com os recursos financeiros do CAPS !