icone facebookicone twittericone instagram

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), referência no Estado na área de Toxicologia, completa 35 anos nesta terça-feira, 14 de maio. Também nesta data é lembrado o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos no Estado de Santa Catarina, instituído pela Lei 13.175 de 2004.

CIATOX-FACHADA I.jpg

Foto: Divulgação UFSC

Ao longo dessas três décadas e meia, o CIATox/SC vem contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência, redução da morbimortalidade das intoxicações e dos custos finais do sistema de saúde.

Entre os anos de 1984 e 2018, foram registrados aproximadamente 250 mil atendimentos. São casos de intoxicação por diversos agentes, como medicamentos, agrotóxicos, produtos veterinários, raticidas, produtos químicos industriais e de uso domiciliar, drogas de abuso, plantas tóxicas e envenenamentos por animais peçonhentos.

O serviço mantém plantão de 24 horas para informações específicas em caráter de urgência na área de Toxicologia Clínica aos profissionais de saúde, principalmente médicos da rede hospitalar e ambulatorial. Também atende a população em geral, em caráter educativo/preventivo, diretamente ou por meio de ligação gratuita pelo telefone 0800 643 5252.

Localizado dentro do Hospital Universitário, o CIATox/SC está subordinado a Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SUR/SES/SC), mantendo cooperação técnica e parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Hospital Universitário.