O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, administrado pelo Instituto Santé, conta com mais seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para uso exclusivo de pacientes com a Covid-19. Outros três já foram disponibilizados no mês de março, totalizando nove leitos de tratamento intensivo disponíveis na unidade hospitalar para o enfrentamento da pandemia.
Para outras patologias, nove leitos de UTI estão sendo utilizados, já que a unidade não deixou de atender urgências e emergências. Ao todo são 18 leitos de tratamento intensivo disponíveis no hospital, sendo oito novos (instalados desde março) que elevam em 80% a capacidade assistencial em UTI.
O diretor geral, Jeferson Gomes, lembra que a união de esforços foi responsável pela instalação dos novos leitos.
“Temos recebido um apoio irrestrito da comunidade local e regional, o que possibilita ações como essa. Aqui, nesse ambiente, temos a soma de vários atores como os próprios colaboradores do Hospital Terezinha Gaio Basso – Instituto Santé, o Poder Judiciário, o Fundo São Miguel em Ação, o Hospital São Lucas de Guaraciaba e o Hospital de Dionísio Cerqueira”, enfatiza Gomes.
O diretor de apoio, Rodrigo Lopes, destaca que o processo de aquisição dos respiradores foi realizado com muito cuidado devido ao momento de pandemia vivido. “Há uma escassez desses equipamentos no mercado, mas com o processo de cotação de preço conseguimos levantar empresas com respiradores novos e seminovos, com as especificações necessárias e prazo de entrega imediato. Também foi possível a locação de carrinhos de anestesia, que neste momento serão utilizados para ventilar os pacientes que necessitarem do atendimento”, explica.
A antiga capela do Hospital foi transformada em poucos dias em um local para o atendimento dos pacientes, como relata o diretor Lopes. “Não é o espaço físico ideal, mas conseguimos adequar tornando-o próprio para uma UTI, sendo instalados fluxos de acordo com a legislação vigente dos órgãos competentes”.
No final de março, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso foi referenciado pelo Governo do Estado como uma das principais unidades de atendimento aos pacientes com a Covid-19. Foi prevista a instalação de 16 novos leitos de UTI pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Conseguimos a instalação de seis leitos desde o anúncio. Agora aguardamos e torcemos para que os governos federal e estadual adquiram os respiradores para instalar outras 10 acomodações para pacientes graves aqui”, finaliza o diretor geral, Jeferson Gomes.
Confira o detalhamento das doações e aquisições para a instalação dos novos leitos de UTI:
Adequação do espaço físico, com gases medicinais, ar condicionado adaptação estrutural, realizados com recursos próprios e pelo setor de manutenção e empresas contratadas;
- Processo de aquisição realizado pelo setor de compras do Hospital;
- Monitores e bombas de infusão realocados de outros setores operacionais;
- 1 respirador recondicionado adquirido com recursos doados pelo Poder Judiciário;
- 2 respiradores recondicionados adquiridos com recursos do Fundo São Miguel em Ação;
- 3 aparelhos de anestesia alugados pelo HRTGB que serão utilizados como respiradores;
- 3 camas emprestadas do Hospital São Lucas de Guaraciaba;
- 3 camas emprestadas do Hospital de Dionísio Cerqueira.