icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, referência em alta complexidade de cardiologia para a Grande Oeste, está preparando um mutirão de revisão de marcapassos neste sábado, 13 de janeiro. A iniciativa busca garantir a saúde e qualidade de vida dos pacientes, dar continuidade aos atendimentos e manter a excelência nos serviços prestados.

HRSP



A instituição foi habilitada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em agosto de 2023, como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular. Em maio, recebeu a habilitação do Ministério da Saúde como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular. Os reconhecimentos garantiram ampliação da oferta dos serviços de cirurgia cardiovascular e procedimentos endovasculares extracardíacos, que antes eram realizados apenas no Instituto de Cardiologia, na Grande Florianópolis, e agora esses serviços estão disponíveis em Xanxerê.



O mutirão está sendo organizado pela equipe da Cirurgia Cardiovascular da unidade e pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). 


A programação é atender durante o mutirão, entre 150 e 180 pacientes que estão aguardando revisões. “A equipe da Cirurgia Cardiovascular do HRSP comprometeu-se a zerar essa demanda em um único dia. Cinco profissionais altamente qualificados estarão presentes para realizar as revisões necessárias e assegurar o pleno funcionamento dos marcapassos”, destaca a enfermeira e coordenadora do NIR, Eveline Geller.


O cirurgião cardiovascular, Dr. Leonardo Lacava Lopes, é um dos profissionais que está à frente do mutirão. "A ação está sendo organizada de maneira que os pacientes sejam atendidos em horários programados, organizados de acordo com cada município de origem e o transporte dos mesmos", explica.


Para não comprometer a rotina hospitalar, o mutirão ocorrerá no Setor de Imaginologia (ala nova do hospital). Serão organizadas cinco salas de atendimento, com amplo espaço de espera para pacientes aguardarem com conforto.